A carreta basculante padrão de mercado possui hoje em média 08 metros, 03 eixos seqüenciais e uma capacidade média de 16 a 25 m³.
Já o protótipo idealizado pela Rossetti para a Biominas Transportes tem 11 metros, 03 eixos distanciados, sendo o primeiro eixo direcional, o primeiro e segundo eixo com suspensores pneumáticos, tudo isto para gerar maior estabilidade e maior capacidade de transporte de carga.
Outra novidade é o basculamento lateral que permite, inclusive, que este seja feito quando o veículo está em movimento, com total segurança.
Enquanto uma carreta convencional – 3 eixos – de 16 a 25 m³, comporta em média 25 toneladas líquida, o protótipo consegue transportar 35 toneladas e, quando estiver descarregado, seus dois eixos centrais podem ser erguidos onde estes acrescidos do distanciamento entre eixos, proporcionam uma diminuição acentuada do desgaste de pneus, que é o segundo maior custo de manutenção da frota, depois do óleo diesel.
Segundo o empresário Kássio Fonseca, a economia implementada com o projeto pode significar uma solução viável para muitas empresas de transporte rodoviário de carretas basculantes e também viabiliza a chance de melhorar o transporte rodoviário do Brasil, pela sua alta segurança em transportar e bascular com um custo igual ao das carretas atuais e,sobretudo, elevando o lucro líquido das empresas pois, hoje a nossa frota que tem média 25 anos e é a mais velha do mundo, devido aos baixos ganhos do segmento de transporte rodoviário no Brasil.
Fonte: Estadão