Imaginem para uma empresa, saber, antecipadamente, em qual setor, se há um colaborador se sentindo mal ao exercer suas funções? Essa previsão detalhada já é possível com uma nova tecnologia desenvolvida pela Timenow: Pulseiras inteligentes que captam os sinais vitais dos trabalhadores, por setor, e todos sincronizados em uma central de monitoramento.
Este projeto piloto foi fornecido para a Braskem, entre 2023 e 2024, e executado pela equipe de engenharia de projetos da Timenow. “Dividimos as equipes de acordo com cada atividade, por exemplo: montagem, manutenção, e etc. Para fazer esse monitoramento, distribuímos os gateways em cada setor (são plataformas como se fossem modens de internet, mas que monitoram os sinais das pulseiras em até 200m ou mais). Ao rastrear as reações dos funcionários, os gateways emitem um alerta, em caso de alguma anormalidade, passam as informações para a central de monitoramento, que informa os líderes do que está ocorrendo”, explicou Magnun Afonso, um dos autores do projeto.
No caso da Braskem, na época, a empresa enfrentava desafios significativos em suas operações industriais, destacando-se a manutenção de fornos, caracterizada por altas tem peraturas, restrições do maquinário e complexidade operacional. A dispersão geográfica dos colaboradores e a variabilidade nas funções dificultavam o monitoramento contínuo de estados de atenção, fadiga e sonolência. Além disso, a gestão inadequada das cargas de trabalho pode levar à sobrecarga ou ociosidade, comprometendo a produtividade e a segurança.
O monitoramento constante de sinais vitais é crucial para prevenir acidentes, mas a falta de dados em tempo real limita a capacidade de resposta a condições adversas. Segundo a equipe da Timenow, estabelecer pausas personalizadas é outro desafio, pois as necessidades de descanso variam entre os colaboradores, exigindo uma abordagem adaptativa e individualizada.

SOBRE A SOLUÇÃO
As pulseiras são equipadas com sensores avançados, como monitores de frequência cardíaca e acelerômetros, que coletam dados vitais em tempo real. A tecnologia de soltura automática e a conectividade LTE e Wi–Fi garantem segurança e transmissão contínua de dados para a plataforma em nuvem. Os gateways, instalados em veículos, máquinas ou locais fixos, atuam como pontos de coleta e transmissão, assegurando cobertura abrangente e flexível.
A partir da análise dos dados coletados, o sistema é capaz de identificar padrões de fadiga, sonolência e localização dos colaboradores. O sistema possibilita o acompanhamento contínuo ou periódico dos colaboradores, otimizando a produção com base em indicadores de risco. Portanto, a solução não apenas melhora a segurança, mas também contribui para a eficiência operacional

RESULTADOS
Na fase piloto, 600 testes realizados com 12 usuários geraram 96 alertas, com 16% indicando atenção comprometida antes do acesso à planta. Na segunda fase, mais de 2600 testes com 25 colaboradores resultaram em 244 alertas de sonolência, atenção e fadiga, com a maioria dos alertas de baixa atenção ocorrendo nas primeiras horas da manhã e da tarde, e alertas de sonolência concentrando-se nas terças e quartas.
Foi possível identificar ainda colaboradores com maior frequência de alertas, que foram convidados a participar do programa “Liderar com Segurança”, promovendo intervenções direcionadas. Ações mitigatórias, como orientar colaboradores para áreas de vivência e substituir colaboradores com alertas por colegas em melhores condições, foram implementadas.
A solução promoveu uma melhoria significativa na segurança e produtividade, com o monitoramento proativo da saúde dos trabalhadores contribuindo para a redução de acidentes. Os dados coletados pelas pulseiras permitiram ao cliente otimizar a gestão de seus recursos humanos, ajustando cargas de trabalho e horários de descanso com base nas necessidades individuais, e permitindo a identificação de fatores que antecedem desvios e acidentes, atuando na prevenção de riscos.
Depois do piloto, a Timenow passou a produzir a tecnologia em larga escala para outras empresas.