Reconstrução do Porto de Itajaí deve levar 6 meses.

As obras de reconstrução do Porto de Itajaí, no Litoral Norte, devem ser concluídas em até seis meses. Essa é a expectativa do superintendente do porto, Antônio Ayres dos Santos Júnior.

Em nota divulgada nesta quarta-feira, a administração do porto anunciou a relação das empresas escolhidas na consulta emergencial para as obras civis. Dois dois berços e parte do pátio foram destruídos pela enchente de novembro de 2008.

Na terça, a Secretaria Especial dos Portos da Presidência da República (SEP) anunciou a escolha das empresas Triunfo, Constremac e Seveng para a construção dos berços 1 e 2. A Construter será responsável pela recuperação do pátio interno do porto.

Licitação cancelada

A licitação anterior, lançada ainda no ano passado, foi cancelada depois que o ministro da SEP, Pedro Brito, considerou muito altos os valores apresentados pelas empresas participantes. A SEP tinha feito um orçamento de R$ 350 milhões para a obra e as propostas oferecidas superavam em muito este valor.

O governo federal vai investir R$ 198 milhões na reconstrução das estruturas do porto que cederam à força das águas. Outros 17 milhões já foram liberados para a dragagem do canal de acesso aos terminais que integram o Complexo Portuário do Rio Itajaí.

A administração do porto espera que até 70% da capacidade de movimentação do porto seja recuperada até fevereiro, quando está prevista a conclusão da dragagem do rio.

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *