A Meggadig, empresa do Grupo Megga dedicada ao setor de máquinas para construção, está comemorando a venda de 60 equipamentos no Estado do Rio de Janeiro em apenas cinco meses. O feito supera a meta prevista para todo o ano de 2011 na região, permitindo projetar o dobro das vendas até dezembro.
Com filial inaugurada oficialmente em maio deste ano, a Meggadig representa a Lonking, a maior fabricante mundial de pás carregadeiras – o tipo de equipamento da chamada linha amarela mais vendido no mundo.
Para comemorar o bom desempenho da empresa, a Meggadig fará o lançamento de uma retroescavadeira de 7,2 t no mercado fluminense. “Estamos felizes com a aceitação dos nossos equipamentos e queremos compartilhar este sucesso com os clientes”, diz Alexandre Fernandes, gerente comercial da Meggadig Rio.
Segundo ele, o mercado do Rio de Janeiro está aquecido devido às obras previstas para os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, além de outros projetos de infraestrutura. “O Brasil deverá consumir cerca de 24 mil máquinas este ano, um crescimento de 20% em relação a 2010. O Rio de Janeiro, sozinho, deverá responder por 9% desta demanda”, prevê.
Segundo Fernandes, as máquinas Lonking são fabricadas com componentes internacionais, feitos nos Estados Unidos, Europa e Japão, o que assegura o desempenho e dá a certeza de agilidade na assistência técnica. As escavadeiras, por exemplo, têm motor Cummins e bomba Kawasaki. As normas de segurança são observadas em todos os equipamentos, incluindo ar-condicionado nas cabines e tecnologia Rops/Fops. “Essa tecnologia protege o operador de eventuais tombamentos, aumentando a segurançada operação”, explica o gerente da Meggadig Rio. Ainda assim, as máquinas Lonking/ Meggadig custam entre10% e 20%menos que as demais e têm a garantia de pós-venda. “Quando o cliente faz a conta, a relação custo x benefício mostra-se decisiva”, afirma Alexandre Fernandes.
A filial carioca da Meggadig abriga departamento comercial, vendas de peças, técnicos de manutenção e show-room. A empresa comercializa os modelos de máquinas mais vendidas no mercado nacional. O catálogo inclui três tipos de escavadeiras hidráulicas: CDM 6225,de 21 t, modelo que representa 60% do consumo nacional de máquinas para construção; CDM 6150 de 14 toneladas e CDM 6065de 6,5 toneladas.
A linha de pás carregadeiras inclui os modelos, CDM 816 sobre rodas, com motor a diesel de 4 cilindros e caçamba de 1,2 m³, que suporta carga útil de 1,6 t; além do CDM 835E, de 11,6 t e caçamba de 1,8 m³ – modelo mais demandado no Brasil, e a mais robusta CDM 856, com caçamba de 3,0 m³. A linha inclui ainda o rolo compactador CDM512D monocilíndrico, com rolos vibratórios, cabine panorâmica, ar-condicionado e luzes dianteira e traseira para operações noturnas. “Com estas máquinas,mais a retroescavadeira,estamos aptos a atender todas as necessidades do mercado de construção brasileiro”, afirma Alexandre Fernandes.
Primeira retroescavadeira do portfólio
Comercializada com a marca DIGG, a retroescavadeira que será apresentada ao mercado fluminense é o primeiro equipamento deste tipo a integrar o catálogo da Meggadig. A máquina tem motor Cummins de 100 HP e 2200 rpm, sistema de transmissão Power shift Carraro, 4 marchas à frente e 4 na ré, sistema hidráulico com válvulas multidirecionais e freios multidisco em banho de óleo. A cabine é fechada, com ar-condicionado e sistema de proteção ROPS/ FOPS contra tombamentos. A carregadeira tem 89 mm de capacidade de escavação e 1 m³ de capacidade na caçamba. Já a restroescavadeira tem 50 kn de força e 4338 mm de profundidade de escavação. A caçamba tem 600 mm de largura e 0,3 m³ de capacidade coroada.
Fonte: Estadão