Rio candidata-se na sediar congresso da União Internacional de Arquitetos

A Secretaria Geral da União Internacional de Arquitetos (UIA) apresentou, dia 7 ultimo, em Istambul, o relatório sobre as cidades que disputam a realização do Congresso Mundial da UIA de 2020. O órgão reconheceu oficialmente as candidaturas de Melbourne (Austrália), Paris (França) e Rio de Janeiro (Brasil). A apresentação aconteceu na reunião do conselho da entidade internacional.

A próxima etapa para a escolha da cidade-sede do maior congresso internacional de arquitetura será em agosto, na África do Sul. As delegações australiana, francesa e brasileira, nessa ordem, defenderão a realização do evento em apresentação no Congresso de Durban. No evento, a Assembleia Geral da UIA escolherá a cidade vencedora.

Para o presidente do IAB, Sérgio Magalhães, um dos membros da delegação brasileira na reunião do Conselho da UIA, houve uma boa acolhida da candidatura do Rio de Janeiro entre os integrantes da União Internacional de Arquitetos.
“Aproveitamos a reunião do Conselho da UIA para distribuir prospectos com o resumo da candidatura brasileira. Agora, esperamos conseguir o apoio necessário para que o evento seja realizado no Rio de Janeiro”, afirmou Sérgio Magalhães.
O presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira; o ex-delegado do IAB junto a UIA e hoje conselheiro federal do CAU/BR, Roberto Simon; e o conselheiro vitalício do IAB e presidente da FPAA, João Suplicy, também estão em Istambul e integram a delegação do Brasil na reunião do Conselho da UIA. A arquiteta Nadia Someck, delegada titular do Instituto de Arquitetos na UIA, não pode comparecer no evento.

Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, a proposta do IAB é realizar o 27º Congresso da UIA no Rio de Janeiro e centrar as discussões no papel da arquitetura na realidade urbana do mundo contemporâneo. Para o Instituto, a realidade urbana expressa a diversidade e a multiplicidade das formas e dos modos de produção das cidades.
O Congresso Mundial da UIA é o maior e mais importante fórum de arquitetura, que reúne milhares de participantes de todo o mundo. Cada evento foca um tema pertinente, que é desenvolvido por personalidades da arquitetura internacional.

Debates, apresentações, tours e festivais fazem do congresso o melhor local para o encontro e intercâmbio de conhecimento entre profissionais e estudantes de arquitetura.

Fonte: Redação OE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *