O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio conta com a tecnologia eficiente do iPad, que, combinada com a caneta digital O’Pen, possibilita à gerência de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (SSTMA) da Santo Antônio Energia acompanhar, em tempo real, os registros gerados em campo durante a execução dos trabalhos.
Esse sistema consiste na gravação automática de tudo que é escrito pelos técnicos em campo durante a aplicação de check-list e registro de desvios e depois descarregados no sistema através do Bluetooth do celular ou por um cabo USB. Após isso, o servidor decodifica os dados manuscritos, digita, tabula e transforma em gráficos com indicadores gerenciais que podem ser visualizadas por toda a gerência de SSTMA da concessionária por meio do uso do iPad em qualquer lugar que eles estejam. O uso desta tecnologia é inédito na construção de hidrelétricas no Brasil.
“Com o sistema SSTMA, a produtividade da equipe cresceu 30%, aumentando também a confiabilidade dos dados e a rapidez de identificação do problema e do acompanhamento das ações de melhoria”, explica o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Santo Antônio Energia, Marcelo Pires Ferreira Prado.
Fonte: Padrão