A Sany Heavy Industry vai investir um total de US$ 300 milhões na cidade de Jacareí (SP), o que inclui US$ 100 milhões para a construção de uma nova nova fábrica na cidade. Acordo nesse sentido foi assinado pelo presidente mundial do Grupo Sany, Liang Wengen, em cerimônia no Palácio do Planalto, em 17/07.
Atualmente, a Sany realiza montagem de produtos em regime CKD (Complete Knock Down – com todos os componentes importados) em galpão alugado em São José dos Campos (SP). Desde sua inauguração, em 2011, a fábrica cresceu, aumentando o estoque de peças e da área útil de 800 m² para 3.300 m².
Com a nova planta, em Jacareí, alguns dos itens mais consumidos pelo mercado brasileiro terão sua produção nacionalizada, como guindastes, escavadeiras e equipamentos portuários. Uma das metas da empresa é fabricar no Brasil toda a linha de escavadeiras até 2016. Para isso, foi adquirido um terreno de 560 mil m², que deverá abrigar uma área construída de 50 mil m² na primeira fase do projeto e 250 mil m² até 2020.
A Sany pretende iniciar a produção da nova fábrica já no próximo ano, e deve chegar a mil postos de trabalho quando a fábrica estiver em plena produção. A empresa também vai investir em pesquisa e desenvolvimento para criar um modelo de retroescavadeira específico para o mercado brasileiro, que ainda não faz parte de seu portfólio, e adaptar outros já existentes às demandas internas do País.
Fonte: Redação OE