Estatísticas divulgadas pela Secretária de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo mostram que até 2035, o consumo de água na região metropolitana deve subir 40%, e para suprir a demanda, alternativas para poupar água potável estão sendo cada vez mais adotadas.
Referência no segmento, a AcquaBrasilis implanta sistemas de tratamento de água de chuva e de reuso de água em empreendimentos comerciais e residenciais, tem mais de 200 projetos desenvolvidos e instalados, e acaba de implantar mais um sistema no shopping JK Iguatemi, em São Paulo, que foi inaugurado no dia 22 de junho.
O shopping que tem uma área bruta locável de 35.293m². foi dotado de um sistema de coleta que recebe a água de chuva coletada dos telhados e coberturas, e encaminha para a descarga de bacias sanitárias e mictórios, irrigação de áreas verdes e limpeza de áreas externas (quadro, pátios, paredes, etc.). O processo permite a redução do consumo de água em aproximadamente 50%, para as finalidades não potáveis, ao longo de um ano. “Financeiramente, o retorno, para as empresas, pode variar de pequeno a médio prazo, mas os benefícios para o meio ambiente são imediatos e eternos” – afirma a diretora da AcquaBrasilis, Sibylle Muller.
O aumento de projetos de construções verdes tem comprovado a preocupação que as pessoas tem tido com os recursos hídricos, afinal o crescimento populacional nas grandes cidades assusta, e alternativas que poupam a água potável têm sido cada vez mais debatidas. Afinal, se as pessoas continuarem gastando água de forma desenfreada, sem critérios adequados, deixarão sérios problemas para as próximas gerações.