A Steel Warehouse Cisa, companhia de serviços siderúrgicos que nasceu da joint venture entre a americana Steel Warehouse,líder no mercado norte-americano da indústria de linha temper pass cut to length,com a brasileira Cisa Trading, iniciou suas operações há dois meses em Paulínia (SP). Por meio da tecnologia temper pass, a companhia introduziu no País o processo que fornece chapas de aço com melhor tolerância de planicidade e livre de tensões residuais.
“Na fabricação de colunas, perfis e outros componentes estruturais, é necessário fazer emendas para obter maiores comprimentos e atender às necessidades dos diferentes projetos. A Steel Warehouse Cisa entrega um produto mais competitivo, por sua precisão, qualidade e garantia de planicidade, e pode produzir chapas com maiores comprimentos.Um bom exemplo de aplicação que pode ser melhorada utilizando os materiais da Steel Warehouse Cisa é a fabricação de pontes rolantes que podem ser feitas com uma chapa só. Por exemplo: o vão de um prédio tem 20 m. Atualmente, os fabricantes compram uma chapa de 12 m e uma de 8 m e fazem uma emenda para chegar na largura dos 20 m. Nós podemos fazer uma chapa única com 20 m de comprimento”, explica o diretor David Sanchéz.
“A necessidade de emenda no processo atual aumenta o custo e demanda inspeções criteriosas para evitar uma falha nesta região. Outra coisa muito importante: a chapa, se não tiver sua ‘memória’ removida e for totalmente plana, pode empenar, quando aplicados outros processos, como, por exemplo, soldagem”, finaliza o executivo.
Fonte: Redação OE