Para estimular o surgimento de novas idéias e discutir o futuro das metrópoles, o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) acaba de lançar um website que permite à população enviar sugestões naquele sentido. O engenheiro João Alberto Viol, presidente da entidade, diz que toda a idéia de quem vive os problemas das cidades são bem-vindas. “E, com esta campanha” – afirma – “vamos procurar disseminar a importância do planejamento, do pensar antes, para conquistarmos a cidade que queremos”.
Participar do concurso, segundo o Sinaenco, é muito simples: basta acessar o site www.olhonofuturo.org.br., se cadastrar e encaminhar a sugestão. As melhores idéias farão parte de um estudo que será entregue às autoridades no final do ano.
A cidade do futuro
Além do concurso de ideias, a campanha do Sinaenco abrange 13 eventos regionais. A proposta da entidade, que está completando 25 anos de atividades, é debater a situação das metrópoles daqui a 25 anos, ou seja, em 2038. “Um período desse passa muito depressa, mas a transformação das cidades é muito dinâmica. Por isso, vamos promover esse debate em cada uma das cidades selecionadas para provocar nossos engenheiros, arquitetos, urbanistas e a sociedade, a fim de que eles pensem agora a cidade que queremos em 2038”, diz Viol.
O ciclo de ventos já começou em Belo Horizonte no dia 22 de maio último e vai passar por Vitória -ES (12/06), Porto Alegre-RS (25/07), João Pessoa (31/07), Curitiba-PR (1/08), Rio de Janeiro (28/08), Goiânia-GO (12/09), Fortaleza-CE (19/09), Brasília-DF (2/10) Recife-PE (17/10), Salvador-BA (31/10), Florianópolis (7/11) e São Paulo (21/11). As inscrições para os eventos são gratuitas, mas limitadas e poderão ser feitas por aquele site.
Fonte: Padrão