No último dia 24, o secretário de Transporte Urbanos de Cuiabá conversou com a presidente da Ager-MT sobre o projeto para o setor no município que prevê a criação de um sistema tronco alimentador.
O estudo preliminar apresentado à Márcia Vandoni indica que pode haver parceira entre Prefeitura e Governo do Estado em vários pontos, entre eles a integração dos municípios que compõem a região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. “Fizemos um estudo minucioso que apontou a possibilidade de otimização do serviços de transporte coletivo, com menos ônibus em circulação, em menos tempo, com a instalação de terminais em pontos estratégicos da cidade”, explicou Edivá Alves.
Márcia Vandoni destacou que a ideia coincide com a proposta da Ager-Mt para implantação de um novo sistema de transporte intermunicipal em Mato Grosso onde as prefeituras assumem a operacionalização do setor que dará suporte ao transporte de passageiros regulados pelo Estado.
“Estamos na fase de elaboração do projeto básico que vai determinar exatamente como vamos operar como o novo sistema que passa a ser dividido em oito mercados, com 30 municípios pólo”, disse Vandoni.
Ela considerou o estudo da SMTU um passo importante para adequação de todo o sistema no Vale do Rio Cuiabá antes da Copa de 2014.
“Até lá temos que estar preparados para atender com mais qualidade a demanda de milhares de pessoas que virão para Mato Grosso. Não podemos protelar este processo.
Até o final deste ano, a Ager pretende realizar as licitações no setor”, garantiu.
Fonte: Estadão