SOLUÇÃO ELETRO-HIDRÁULICA MULTIPLICA A EFICIÊNCIA DA MAQUINA

A Volvo Construction Equipment e a finlandesa Norrhydro desenvolveram um atuador hidráulico digital que aumenta a produtividade enquanto reduz radicalmente o consumo de combustível e as emissões de CO2 em equipamentos de construção.

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) está comprometida com um futuro sustentável – alcançado por meio de desenvolvimentos internos e parcerias externas. Como parte dessa estratégia, a Volvo CE, em cooperação com a finlandesa Norrhydro , está desenvolvendo uma nova tecnologia que revolucionará o desempenho hidráulico da máquina. Quando comercializados, espera-se que os benefícios potenciais para o cliente e para o clima sejam radicais, com a eficiência de combustível da máquina significativamente aumentada e as emissões de CO 2 diminuídas.

Enquanto os detalhes da tecnologia revolucionária não foram revelados, o sistema patenteado Norrhydro , NorrDigiTM, usa um atuador hidráulico digital multicâmara que melhora a eficiência do sistema, de forma que grande parte do sistema hidráulico do máquina poderá reduzido. Ele elimina a necessidade de uma válvula de controle principal – o coração de um sistema hidráulico tradicional – junto com a capacidade geralmente superdimensionada da bomba, tubulação e mangueiras. Ele usa menos energia e oferece a perspectiva de diminuir a cilindrada do motor.

As validações feitas  da solução demonstraram melhora na eficiência e aumento na produtividade da máquina. Com menos  emissões de dióxido de carbono, haverá corte radical na pegada de carbono da máquina. A Volvo CE e a Norrhydro assinaram um contrato pelo qual a primeira tem direitos exclusivos de uso em seus produtos durante o processo de desenvolvimento.

CILINDROS INTELIGENTES

Ao contrário dos cilindros tradicionais com duas câmaras – um empurrando e outro puxando – o atuador hidráulico digital utiliza quatro câmaras que podem ser conectadas em até 16 permutações diferentes, dependendo da carga exigida pela operação desejada. “É um pouco como uma transmissão linear de 16 velocidades”, diz Peter Stambro, vice-presidente de desenvolvimento da Norrhydro. “Os cilindros multicâmaras já existem há algum tempo, mas o que os torna excepcionais é a forma como foram combinados com sistemas de controle eletrônico avançados, cujos algoritmos complexos e velocidade computacional permitem uma resposta instantânea, mas usando apenas uma fração da energia para a mesma manobra ou ação da máquina se comparado com o sistema tradicional. ”

 “Nas pesquisas até agora, o sistema mostra maiores benefícios em máquinas maiores – no caso das escavadeiras, de 30 toneladas ou mais. Porém, no futuro, a tecnologia também poderá ser usada em máquinas elétricas, onde a eficiência muito maior do sistema hidráulico estenderia a vida útil da bateria e o tempo de operação “.

Com uma escavadeira Volvo EC300E de 30 toneladas como bancada de testes, a tecnologia revolucionária agora está se movendo para um período de teste de campo, onde protótipos são usados ​​em aplicações reais por clientes selecionados. A previsão é que esse sistema seja oferecido nas escavadeiras da empresa até 2024, o mais tardar.

Yrjö Trög, CEO da Norrhydro, afirma que “uma planta de classe mundial será erguido para produzir o sistema em grande escala,  para a introdução no mercado do NorrDigiTM junto com a Volvo CE. ”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *