Parceria oferece tecnologia de energia solar

A brasileira Brafer, empresa de fabricação de estruturas metálicas, firmou aliança estratégica com o grupo espanhol Clavijo, companhia com atuação global no setor de energia solar. O objetivo da parceria é fornecer seguidores solares (trackers) completos e, opcionalmente, a sua montagem em campo, para a geração de energia fotovoltaica.

Segundo a Brafer, o Brasil hoje conta com mais de 2,5 GW de projetos de energia solar fotovoltaica para serem instalados durante os próximos três anos. “Nosso principal objetivo é oferecer primeiramente ao território nacional tais estruturas, visando atender as demandas deste mercado e, principalmente, a dos vencedores dos leilões ANEEL/LER (Leilões de Energia de Reserva), realizados em 2014 e 2015”, explica Luiz Carlos Caggiano, vice-presidente da empresa. A parceria promete atender também países vizinhos.

A Clavijo conta com mais de 1GW de estruturas fixas e seguidores (trackers) implantados nos Estados Unidos, Chile, México, Europa e Ásia. A empresa espanhola fabricará e fornecerá os componentes de movimentação e controles (PLC) na Espanha. O responsável pela área na Brafer, engenheiro Rubens Amaral, lembra que somente estes componentes serão importados. Os mesmos serão incorporados aos componentes nacionais, deixando o produto final com índice de nacionalização acima de 80%.

“A Brafer fabricará e galvanizará, em sua própria planta de galvanização, os componentes da estrutura e fornecerá o conjunto completo aos clientes. Opcionalmente, também poderá oferecer a execução das fundações, montagem das estruturas e a fixação dos módulos (placas). Além disso, a parceria oferece estruturas fixas monoposte ou biposte aos projetos de geração de energia fotovoltaica”, afirma Rubens.

O produto já está cadastrado junto ao BNDES e poderá ser financiado pelo FINAME.

Fonte: Redação OE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *