<p align="left"><font size="2">O litoral norte do Rio de Janeiro foi escolhido </font><font size="2">para ser o ponto inicial de um dos </font><font size="2">maiores projetos de integração nacional. </font><font size="2">Denominada EF-354, a Ferrovia Transcontinental </font><font size="2">terá uma extensão de 4.400 </font><font size="2">quilômetros e vai sair do Rio, passar por </font><font size="2">Muriaé, Ipatinga e Paracatu (MG); Brasília </font><font size="2">DF); Uruaçu (GO); Cocalinho, Ribeirão </font><font size="2">Cascalheira e chegando ao Nortão, com </font><font size="2">ramal em Lucas do Rio Verde (MT). Depois </font><font size="2">a ferrovia seguirá para Vilhena e Porto </font><font size="2">Velho (RO); Rio Branco, Cruzeiro do Sul </font><font size="2">e Boqueirão da Esperança (AC). No Peru, </font><font size="2">o processo de concessão está em fase adiantada </font><font size="2">e ligará a divisa com o Brasil até o Oceano </font><font size="2">Pacífico.<br /></font><font size="2">A idéia é fazer com que a estrada de </font><font size="2">ferro ligue o Oceano Atlântico, pelo litoral </font><font size="2">Norte Fluminense, à costa do Pacífico, </font><font size="2">além de criar mecanismo de transporte </font><font size="2">de trilhos em seis estados brasileiros com </font><font size="2">acesso ao mar. O custo deve ultrapassar os </font><font size="2">R$ 10 bilhões, e o projeto levará cerca de </font><font size="2">dois anos para ser iniciado.<br /></font><font size="2">O projeto ainda está no papel, mas </font><font size="2">o governo já autorizou a construção e </font><font size="2">a administração do trecho pela Valec, </font><font size="2">Engenharia e Construções Ferroviárias </font><font size="2">- empresa pública responsável por administrar </font><font size="2">a infraestrutura do transporte </font><font size="2">sobre trilhos no País. A decisão foi </font><font size="2">publicada no Diário Oficial da União. </font><font size="2">A diretoria do Dnit (Departamento </font><font size="2">Nacional de Infraestrutura de Transportes), </font><font size="2">acredita que no quarto trimestre </font><font size="2">de 2009 deve ser feita a licitação da </font><font size="2">Transcontinental, ou início dos trabalhos </font><font size="2">através de PPPs (Parceria Público </font><font size="2">Privadas), com prazo de conclusão da </font><font size="2">ferrovia em seis anos.</font></p> Fonte: Estadão