O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou na última quarta-feira (19) o parecer técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) sobre as propostas de mitigação do impacto ambiental e socioeconômico para a implantação da Nova Tamoios Serra.
A aprovação do órgão ambiental permite agora que a Licença Ambiental Prévia (LP) do empreendimento seja emitida. As obras serão viabilizadas por meio de uma Parceria Público Privada (PPP). O investimento previsto é de R$ 2,13 bilhões e as intervenções devem ser executadas em 48 meses.
Dos 21,58 km totais do traçado da Nova Tamoios Serra, mais da metade, 12,6 km, será percorrido em túneis e 2,6 km em pontes e viadutos. Serão construídas 11 obras de arte especiais e cinco passagens subterrâneas, entre elas a maior do Brasil, com 3,675 km. Atualmente, o maior túnel do Brasil tem 3,15 km e está localizado na Rodovia dos Imigrantes, também no Estado de São Paulo.
Para garantir a segurança dos usuários serão construídos quatro túneis auxiliares, que somam 11,92 km, que funcionarão como rota de fuga em situações de emergência dentro das passagens subterrâneas em operação. No futuro estes túneis poderão ser adaptados para a construção de novas pistas para atender futuras demandas.
Fonte: Padrão