Tuv-Sud concorre ao InovaInfra

Por que participar do primeiro prêmio InovaInfra?

Ao tomarmos conhecimento do 1º Prêmio INOVAINFRA 2020, organizado pela revista O Empreiteiro, imediatamente nos motivamos a participar. O objetivo do INOVAINFRA é premiar soluções inovadoras aplicadas à infraestrutura e esse é também um dos princípios norteadores de todas as frentes de trabalho da TÜV SÜD Brasil. Nós acreditamos que a utilização de novas tecnologias nas áreas de engenharia e infraestrutura pode promover soluções mais ágeis, sustentáveis e econômicas, gerando benefícios que contribuem para cidades mais inteligentes e com mais qualidade de vida para as pessoas.

O projeto que apresentamos é voltado à Habitação Social. Há décadas a TÜV SÜD Brasil atua em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura de São Paulo (Sehab-SP), para desenvolver projetos em assentamentos informais, onde milhares de famílias vivem em situação de vulnerabilidade. Nos últimos meses, um trabalho pioneiro foi desenvolvido para o mapeamento do Jardim Colombo – uma das áreas localizadas no Complexo de Paraisópolis, zona Sul da capital paulista. Nesse projeto, a TÜV SÜD Brasil aprimorou mais de 3 décadas de expertise em Levantamento Planialtimétrico Cadastral – LEPAC. Antes o trabalho era realizado somente com mapeamento aerofotogramétrico e hoje, com a utilização do Drone, é possível compor uma Nuvem de Pontos e utilizar procedimentos em BIM para gerenciar as informações.

Os resultados obtidos demonstraram mais agilidade, qualidade e economia em comparação aos métodos tradicionais: o período de trabalho teve uma redução de 60 para 45 dias e os recursos utilizados foram 22,5% menores em relação aos métodos anteriores.


Autores do Case

Ary Wolfenberg, cartógrafo

Stefania Dimitrov, coordenadora

Ana Carolina, arquiteta

Everton Campos, engenheiro

José Ivonildo, arquiteto

Daniela Capuano , engenheira

Wilson Moraes


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *