Premiação realizada desde 2004 reconhece principais iniciativas globais que utilizam soluções da Bentley Systems
Augusto Diniz — Amsterdam (Holanda)
A Bentley Systems iniciou nesta segunda (7/10), em Amsterdam, Holanda, o Be Inspired, evento anual que reúne os principais projetos de infraestrutura que utilizam soluções da empresa de Tecnologia da Informação.
Na abertura, durante encontro com a imprensa, a empresa anunciou a aquisição de duas empresas: Pointools e a Floating Structures. Com a aquisição da primeira, a Bentley passa a oferecer mais soluções de integração no processo de point cloud com o portfólio da empresa. Já com a compra da Floating Structures, a Bentley amplia atuação em soluções off shore.
Também foram anunciadas novas soluções e iniciativas da empresa, incluindo em sistemas de construção, simulador focado no setor de energia (AECOsim Energy Simulator), designer de construção (AECOsim Building Designer), modelagem de informação para melhorias de fluxo de informação de projeto, novas aplicações para iPad e iPhone, e parceria com a Microsoft para oferta de serviços de cloud computing.
Sobre a premiação
O evento acontece até quarta-feira e conta com um público de cerca de 500 pessoas, a maioria profissionais da área de infraestrutura. Na ocasião, serão apresentados 57 projetos finalistas que concorrem ao Be Inspired Awards 2011. Este ano, 270 empresas em 42 países inscreveram 342 projetos em 20 categorias (do Brasil, foram 14 inscrições de 11 empresas). A seleção dos finalistas e vencedores é formada por grupos independentes de especialistas em infraestrutura.
Três empresas brasileiras estão entre as que chegaram à final: Matec Engenharia (categoria Inovação em Construção), SEI Engenharia (categoria Inovação em Mineração e Metalurgia) e Engevix Engenharia (categoria Inovação em Rodovias).
O encontro conta ainda com debates sobre soluções atuais de infraestrutura voltadas ao setor público e privado, privilegiando a modelagem de informação, a colaboração entre equipes de projeto e o compartilhamento de trabalho, e as operações de ativos de infraestrutura.
Os projetos brasileiros
O projeto da Matec Engenharia concorrente refere-se à construção do Laboratório Fleury, em São Paulo (SP), de 8.500 m² (data de conclusão: dezembro/2011).
Durante o desenvolvimento dos trabalhos, o prazo curto, a natureza do prédio (salas especiais típicas de centro médico), as definições do projeto e todos os estudos e cálculos necessários para eficiência energética para respeitar os critérios de certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) foram os desafios encontrados.
Nesse caso, o modelo BIM (Building Information Modeling) foi extensivamente usado em diferentes processos de simulações e sequências de atividades, a fim de conseguir o melhor tempo de construção geral.
Já no caso da SEI Engenharia, o trabalho foi no projeto Cristalino, planta de mineração para produzir concentrado de cobre em Canaã dos Carajás, no Pará, da empresa mineradora Vale.
Os objetivos básicos da SEI Engenharia foi usar modelos 3D para avançar no estudo de alguns conceitos que somente poderiam ser discutidos em um projeto detalhado; e previsão do uso de ferramenta de simulação de cronograma, objetivando a economia de recursos desde o começo do projeto.
Com relação à Engevix Engenharia, o projeto escolhido foi de construção de uma rodovia no interior do estado de Santa Catarina, que liga os municípios de Angelina e Major Gercino (SC-108).
O objetivo do projeto da Engevix era criar um ambiente de alta produtividade na construção da rodovia de cerca de 29 km, atendendo ao cronograma apertado e aderindo severamente aos padrões do CAD.
Os desafios técnicos envolvidos na obra foram enormes, uma vez que o projeto se encontrava em terrenos altos e às margens do rio Garcia. Outras características eram curvas de pequeno raio reverso e geometria horizontal muito sinuosa. Em um design antigo, foram estimadas 246 curvas e esperava-se que 57 delas tivessem o raio mínimo (30 metros). Transições em espiral foram descartadas em alguns segmentos devido a questões de topografia.
Como resultado imediato, o projeto atual definiu 156 curvas para a rodovia (o projeto anterior era de 256). Além disso, foi possível observar um avanço na produtividade desde que o retrabalho foi minimizado e as disciplinas de integração, maximizadas.
Fonte: Estadão