A Blue Sol Energia Solar é a empresa responsável pela implantação dos módulos para geração de energia fotovoltaica nos cinco bicicletários da Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Minas Gerais. Batizados de eco-bicicletários, que podem abrigar até 30 bicicletas cada um, fazem parte de um projeto maior, ainda em desenvolvimento, para contemplar a geração de formas alternativas e limpas de energia na universidade.
A cobertura dos bicicletários é constituída por 21 módulos fotovoltaicos integrados à estrutura, instalados pela Blue Sol, que desenvolve projetos de engenharia, incorporando, integrando e instalando sistemas solares fotovoltaicos para geração de energia distribuída no Brasil.
Cada bicicletário pode gerar até 617 kWh de energia por mês.
pmilv.com/wp-content/languages/new/fluoxetine.html
No total, o conjunto tem capacidade mensal de 3.
085 kWh, o suficiente para atender o consumo de 16 residências durante igual período.
O volume de geração pode variar em função da época do ano, incidência de chuvas e presença de nuvens. Essa energia será adicionada à rede de distribuição interna da UFLA, por meio de inversores de frequência.
pmilv.com/wp-content/languages/new/grifulvin.html
Havendo excedente de energia gerada, ela será injetada na rede da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), e contribuirá para reduzir os gastos da com energia elétrica da universidade.
pmilv.com/wp-content/languages/new/augmentin.html
Segundo o professor do Departamento de Física (DFI), Joaquim Paulo da Silva, a experiência com os eco-bicicletários vai servir de pesquisa para profissionais e estudantes das áreas de Engenharia, Ciências da Computação e cursos ligados à pesquisa básica, como Física e Química. Também lembra que a UFLA conduz pesquisas com novos materiais e avaliação da qualidade da energia gerada por esse processo.
Fonte: Redação OE