Vanessa é Engenheira Ambiental e Sanitarista, especialista em Saneamento

Optei por trabalhar com saneamento quando iniciei a carreira na empresa Enorsul – Serviços em Saneamento há 10 anos quando tinha acabado de me formar em Tecnóloga em Gestão Ambiental.

Era uma época que conseguir um estágio para a faculdade não estava fácil, então comecei trabalhando na área comercial de prestação de serviços de companhias de água.

No começo da carreira profissional pretendia trabalhar com os desenhos e projetos, conforme as oportunidades foram surgindo passei a trabalhar com o acompanhamento em campo e levantamentos de informações para a execução das obras.

Vanessa Finamore Miranda, Engenheira Ambiental e Sanitarista, especialista em Saneamento. Formada em Tecnologia em Gestão Ambiental – FMU; Engenharia Ambiental e Sanitária – Estácio de Sá; Especialista em Tecnologias Ambientais – FATEC; Especialista em Engenharia de Saneamento – Mackenzie.

Com o passar dos anos tive a oportunidade de conhecer diferentes áreas do meu trabalho, desde a área dos recursos humanos, do sistema de gestão da qualidade, organização de canteiro, planejamento, projetos até o acompanhamento de obras de saneamento. Assim pude desenvolver as habilidades e domínio das competências necessárias para o meu cargo.

Hoje, trabalho especificamente com os estudos e diagnóstico dos sistemas de abastecimento de água, modelagem hidráulica, assim como projeções futuras e a implantação dos projetos e obras. Todas essas atividades têm como objetivo a redução de perdas de água dos sistemas de abastecimento público e como consequência a melhoria na qualidade de vida e saúde da população.

É um tipo de trabalho desafiador que exige muita dedicação, anos de estudo, constante atualização, muita atenção, foco, disponibilidade e disposição. Além, claro, de senso de liderança e firmeza quando trabalha-se com equipes.

Sou muito feliz com a carreira que venho construindo e muito grata às oportunidades e experiência que a empresa em que eu trabalho me proporciona.

Dois projetos em que trabalhei foram premiados, um deles o Projeto Redução do Índice de Perdas de Água no Setor Mussolini, foi premiado pela Sabesp em 2011. Em 2017 o Projeto de Otimização do Sistema de Distribuição de Água de Olinda/PE foi eleito como um dos três melhores projetos na categoria redes de água pela Conferência Internacional Year in Infrastructure, na qual apresentei o Projeto e participei do fórum de discussões Melhorias em Sistemas de Abastecimento de Água, em Singapura. E em 2018, participei do Fórum Infra 2020 como palestrante sobre as técnicas utilizadas para a Redução de Perdas de Água.

Fico lisonjeada com o convite desta entrevista à seção “Mulheres no Canteiro de Obras”, muito obrigada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *