O presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), Joaquim Lopes da Silva Jr., adianta, no entanto, que a obra está no prazo e que a via, de 19,5 km no total e 13 estações, ligando São Vicente (SP) ao porto de Santos (SP), entra em operação em março do ano que vem. “Vamos rodar o sistema em menos de 24 meses, desde a licitação, realizada em maio de 2013”, diz Silva Jr.
Porém, dois grandes entraves comprometeram a execução e o prazo da obra. O primeiro deles foi o viaduto Antonio Emmerich, em São Vicente. O antigo viaduto foi demolido para a construção das duas pistas do VLT, ciclovia e dois viários para carros. “Porém, com a obra em andamento, descobrimos que um prédio ao lado tinha sido construído com apoio no viaduto”, lembra o gerente de Implantação do VLT da Baixada, o engenheiro Carlos Romão Martins.
O engenheiro conta que foi necessário reforçar todo o entorno do prédio com paredes-diafragma. “O custo da obra naquele local quase que triplicou”, calcula. Além disso, o solo da região é basicamente “areia e água”, que exigiu preenchimento com rachão e o uso de estacas cravadas. “Instalamos tirantes, e apenas um dos furos consumiu três caminhões de concreto para ser preenchido”, detalha.
Outro entrave na obra do VLT da Baixada Santista está sendo o alargamento do túnel do Morro do Zé Menino. “Achávamos que o túnel estivesse cravado em rocha sã, mas boa parte dele tem rocha fraturada”, explica o engenheiro. Martins afirma que o túnel, de cerca de 50 m de extensão, tem uns 15 m de rocha sã e o restante de rocha totalmente fraturada.
Por conta disso, foi proibido o uso de explosivos. Diante dessa situação, Martins diz que passaram a usar o método de argamassa expansiva. Contudo, com temperatura e umidade excessiva, a técnica não se mostrou produtiva. “No meio do caminho, passamos a usar plasma, que provoca pequenas explosões bem controladas”, afirma. Originalmente com cerca de 3,5 m de largura e de altura, o túnel vai ficar com 7 m de largura e 4,5 m de altura.
“Esses dois pontos exigiram muito trabalho de engenharia e também de cuidado com a vizinhança”, destaca. Mas a expectativa de ter uma obra rápida e sem problemas em cima de um leito existente foi frustrada.
Interferências ocultas
Martins detalha que, do leito existente, foi aproveitada apenas a propriedade da área. “Praticamente não tivemos desapropriações”, ressalta o engenheiro. Segundo ele, houve apenas 27 desapropriações no centro da cidade de Santos. A nova via, com duas bitolas, contra uma única da anterior, teve de ser construída praticamente do zero.
“Retiramos trilhos, escavamos e substituímos o solo, aplicamos rachão e instalamos os novos trilhos sobre uma laje com extensão de 11 km, com largura média de 9 m por 18 cm de espessura, executada com concreto de 30 MPA, duas telas e fixação em elastômero”, conta.
O engenheiro responsável pelo VLT da Baixada Santista diz que na cidade de São Vicente havia muita interferência não–cadastrada que contribuiu para impactar diretamente o cronograma da obra. Martins lembra, por exemplo, que foi necessário remanejar duas adutoras (uma de água e outra de esgoto pressurizado) que passavam bem debaixo das fundações.
“Só ficamos sabendo da posição exata das adutoras quando escavamos”, conta. Os dados existentes falavam que existia, mas não dava a localização exata. Isso exigiu, segundo Martins, até o uso de um georradar, e as escavações tiveram de ser realizadas com muito cuidado.
REDE BRASILEIRA SOBRE TRILHOS (2013 – 2018)
| 2013 | 2018 |
Operadores | 15 | 22 |
Linhas | 38 | 59 |
Estações | 501 | 757 |
Extensão (em km) | 970 | 1.253 |
Fonte: ANPTrilhos
PROJETOS METROFERROVIÁRIOS EM EXECUÇÃO OU JÁ CONCEDIDOS
Estado | Responsável | Linha | Trecho | Estações | Km | Previsão | Status | ||||
VLT | Trem metropolitano | Monotrilho | Metrô | Implantação | Expansão | ||||||
São Paulo | Metrô – SP |
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| 2 – Verde |
| Vila Prudente – Guarulhos | 13 | 14,5 | 2020 | Início obras |
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| 4 – Amarela |
| Luz – Vila Sonia | 5 | 3,9 | 2015 | Em andamento | ||
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| 5 – Lilás |
| Adolfo Pinheiros – Chácara Klabin | 10 | 10,9 | 2016 | |||
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| 6 – Laranja | Brasílândia – São Joaquim |
| 15 | 13,3 | 2018 | |||
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| 15 – Prata |
| Vila Prudente – |
| 18 | 26,1 | 2016 | |||
|
| 17 – Ouro |
| Jabaquara – Congonhas – São Paulo Morumbi |
| 18 | 17,9 | 2016 | |||
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| 18 – Bronze |
| Tamanduateí (São Paulo) – Djalma Dutra (S.B. Campo) |
| 13 | 14,9 | 2018 | Início obras | ||
CPTM |
| 9 – Esmeralda |
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| Grajaú – Varginha | 3 | 4,5 | 2015 | Em andamento | |
| 13 – Jade |
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| Eng. Goulart – Aeroporto de Guarulhos |
| 3 | 11 | 2015 | |||
EMTU | Baixada Santista |
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| Barreiros – Porto |
| 13 | 11 | 2015 | ||
Rio de Janeiro | Metrô-Rio |
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| 4 – Cinza | General Osório – Jardim Oceânico |
| 6 | 16 | 2016 | |
Prefeitura-Rio | Área Central e Portuária |
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| 6 linhas |
| 42 | 28 | 2016 | ||
Mato Grosso | Gov. MT | VLT Cuiabá |
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| CPA – Aeroporto e Coxipó – Centro |
| 36 | 22 | 2015 | |
Goiás | Gov. GO | VLT Goiânia |
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| Eixo Anhanguera |
| 17 | 14 | 2015 | |
Bahia | Metrô Salvador |
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| 1 | Lapa – Pirajá |
| 8 | 12,2 | 2015 | |
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| 2 | Acesso Norte – Lauro de Freitas |
| 14 | 22 | 2017 | |||
Ceará | Governo cearense |
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| Sul | Xico da Silva – Maracanaú – Carlito Benevides |
| 20 | 24,1 |
| Operação Branca |
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| Leste | Xico da Silva – Edson Queiroz |
| 13 | 13 | 2017 | Em andamento | ||
VLT – Fortaleza |
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| Parangaba – Mucuripe |
| 8 | 12,7 | 2015 | |||
VLT – Sobral |
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| Cohab II- Sumaré e Polo Industrial da Grendene – Cohab III |
| 12 | 12 | 2014 | Definição do início Operação Assistida | ||
Pernambuco | Governo pernambucano |
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| Metrô Recife |
| Cajueiro Seco – Cabo de Santo Agostinho | 2 | 17 | 2016 | Em andamento |
Fonte: ANPTrilhos/Metrô São Paulo
Fonte: Revista O Empreiteiro