Em entrevista à OE, a companhia logística que opera ferrovias, portos e terminais, VLI, falou que possui uma série de projetos em andamento previstos para 2022. Um deles, previsto ainda neste primeiro semestre, é a ativação do Terminal de Porto Franco, no Maranhão.
O terminal tem relevância estratégica na movimentação de cargas no chamado Arco Norte. Além deste, outros trabalhos começaram ainda no final de 2021 e ganharam fôlego neste primeiro bimestre de 2022. Nesta semana, a empresa divulgou um balanço, que somente entre janeiro e dezembro de 2021, a companhia investiu R$ 1,6 bilhão em suas operações.
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Sobre os investimentos da VLI neste ano, a empresa respondeu à OE que possui diversos focos, como melhorias na ferrovia, material rodante, entre outros. A empresa disse que a VLI “possui característica de regularidade em seus investimentos anuais, aportando mais de R$ 4 bilhões no último triênio, sendo R$ 1,6 apenas em 2021”.
Já referente aos projetos e obras para 2022, a companhia contou que além do Terminal de Porto Franco na Região Norte, está em andamento um ramal para transporte de fertilizantes no Norte, em parceria com a COPI. Segundo a VLI, neste acordo, estão previstos a criação de um novo ramal ferroviário, conectado à malha do Corredor Centro-Norte, e interligado ao Terminal da COPI no Porto de Itaqui (MA), por meio do qual os insumos serão carregados e transportados por quase 1 mil quilômetros até um novo terminal intermodal que será construído em Palmeirante, no Tocantins.
Em outros estados, como em Minas Gerais, também existe um projeto está em fase de desenvolvimento, um novo ramal logístico para vazão de fertilizantes em parceria com o TFER.
O terminal, que terá capacidade de movimentar 1 milhão de toneladas, ampliará ainda os investimentos e a expansão do agronegócio, atendendo à crescente demanda do Triângulo Mineiro.
Além disso, a empresa vem desenvolvendo novos desenhos multimodais.
Um exemplo é a parceria com a Tereos, que viabilizou, em novembro de 2020, a ativação de dois novos armazéns de açúcar construídos nos terminais do Porto de Santos e na cidade de Guará (SP), frutos da parceria entre as empresas, no valor de R$ 205 milhões, com capacidade para 240 mil toneladas.
RESULTADOS E RECORDES 2021 Nesta semana a VLI anunciou que, a receita líquida da companhia foi de R$ 6,5 bilhões, alta de 16% no comparativo com o ano anterior. O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 2,8 bilhões, crescimento de 14% em relação a 2020. Segundo a VLI, estes resultados foram possíveis a partir de movimentações, também recordes.
Enquanto as ferrovias deram vazão a 59 milhões de toneladas, antes 56,9 milhões em 2020, os portos embarcaram e desembarcaram 43 milhões de toneladas, 2,1 milhões de toneladas a mais do que no ano anterior.