Comemorando o terceiro melhor ano da história na América Latina em 2012, a Volvo Construction Equipment Latin America divulgou que a marca estima um crescimento entre 3% e 5% para 2013. E o Brasil, que representou 67% das vendas do período, está recebendo investimentos do grupo sueco.
No final de janeiro, a empresa anunciou a transferência da linha de produção de retroescavadeiras da fábrica de Tutitlán, no México, para a planta de Pederneiras, interior de São Paulo, e a fabricação de escavadeiras da marca SDLG no mesmo local.
Com um investimento inicial de US$ 20 milhões, divididos entre os projetos, a empresa explicou que as operações fabris da Volvo CE e da SDLG serão independentes. O complexo em Pederneiras, que atualmente conta com 700 funcionários, prevê um acréscimo de 20% nos postos de trabalho.
A Volvo CE esclarece que esta decisão de transferir a linha de produção de retroescavadeiras BL60B e BL70B do México para uma instalação recém-ampliada na planta de Pederneiras possibilitará a racionalização da produção e o ganho de eficiência de escala, reforçando o abastecimento de máquinas para todo o continente americano.
A produção regular, com início previsto para janeiro de 2014, deverá ser de quatro a sete unidades por dia. “Mas claro que o volume de produção será ajustado conforme a demanda”, explica o presidente da companhia na América Latina, Afrânio Chueire. Os modelos serão os mesmos fabricados em Tutitlán, mas com algumas alterações para atender ao mercado nacional.
Sócia majoritária da SDLG, marca da chinesa Shandong Lingong Machinery, a Volvo CE afirma que, mesmo dividindo igual terreno da unidade fabril em Pederneiras, as marcas não competem entre si. “Cada uma vai atuar no seu segmento. São tecnologias diferentes. A SDLG oferece o simple tech, menor grau de tecnologia embarcada e está crescendo mais que o mercado fabricante de máquinas de alto grau tecnológico”, explica Chueire. A fabricação dos modelos SDLG está prevista para o segundo semestre deste ano.
(Vanessa Vignati)
Fonte: Revista O Empreiteiro