Categorias

2 de dezembro de 2021

Votorantim e o fundo canadense CPP criam empresa de energia

grupo Votorantim e o braço de investimentos do fundo de pensão canadense Canada Pension Plan (CPP Investments) pretendem criar uma empresa com foco em energia. A nova companhia fará parte da holding VTRM Energia Participações.

A empresa do setor elétrico já surge com valor de mercado de R$ 17 bilhões e vai ser listada no Novo Mercado da Bolsa paulista, a B3.

A VTRM possui hoje 40% das ações da Companhia Energética de São Paulo (Cesp). Ao final da operação, ela passará a ter 100% dos papéis da companhia.

Pela estrutura societária atual, Votorantim e CPP Investments possuem, cada um, 50% das ações da VTRM. Com a mudança, o grupo Votorantim passará a ter 54,2% e o CPP 45,8%.

A VTRM, em sua nova composição, vai incorporar os ativos hídricos e a Votorantim Comercializadora de Energia (Votener), além de uma nova empresa que será criada, com o foco no processo de transição energética no Brasil.

A Nova VTRM, de acordo com o comunicado, tem portfólio com 3,3 GW de capacidade instalada sob gestão, sendo 2,3 GW em fonte hídrica e aproximadamente 1,0 GW em fonte eólica (compostos por 0,6 GW de ativos em operação e 0,4 GW de projetos em fase avançada de construção).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.