Márcia Kodaira entrou na Camargo como trainee logo após concluir sua graduação em engenharia. Ao longo de 25 anos na empresa se transformou na primeira gerente de projetos mulher e hoje é a diretora de portfólio de projetos da Camargo Corrêa Infra.
“Sou Márcia Kodaira Cruz, diretora de portfólio de projetos da Camargo Corrêa Infra. Estou há 25 anos na empresa e já participei de 18 grandes projetos em diversos segmentos como gasodutos, oleodutos, refinarias, portos, plataforma off-shore, aeroportos, rodovias, obras de mobilidade urbana, saneamento e implantação de Linhas de Metrô, entre outras grandes obras.
Entrei na Camargo num processo de trainee logo após ter concluído minha graduação em engenharia civil na Unicamp e, por muitos anos, atuei diretamente no canteiro das obras. Fui a primeira mulher gerente de projetos da Camargo e hoje vejo no dia a dia como a empresa está bem mais repleta de mulheres, inclusive nas funções que tradicionalmente eram vistas como masculinas. Evoluímos muito nos últimos anos e vejo que estamos à frente do mercado nesse sentido, dando oportunidades para construir uma empresa efetivamente diversa.
Na gestão destes grandes empreendimentos são muitos os desafios do cargo, como gerenciar mais de 300 fornecedores e liderar cerca de 8 mil profissionais nas obras. Em paralelo, também foi necessário conciliar minha vida pessoal. Casada e com 3 filhos, minha rotina é bastante intensa com viagens às obras, ou, por muitas vezes, nas mudanças de cidades. Sempre contei com apoio da família e gerenciei esta experiência de constantes mudanças como algo agregador para meus filhos.
A cada empreendimento era uma adaptação de estilo de vida, cultura e rotina completamente nova. É um esforço pessoal mas que compensa para quem ama a profissão como eu. Tenho paixão por liderar a construção de grandes obras e aprendi muito durante os anos em que percorri cidades pelo Brasil afora.
Minha carreira também está marcada pela formação de equipes e desenvolvimento de pessoas. Posso afirmar que sempre consegui melhores resultados incentivando a união e o desenvolvimento do meu time.
Todo projeto é desafiador e nos ensina bastante, mas sempre há aqueles que se destacam. Um deles é o projeto do Etanolduto de 200 km entre Paulínia e Ribeirão Preto, em que pude atuar pela primeira vez como gerente de projetos. Outra obra que me rende muito orgulho foi liderar o Metrô de Salvador, que está levando 25km de malha e transformou a mobilidade urbana na cidade. Também cito o Terminal do Aeroporto de Guarulhos e a duplicação de 40 km da Rodovia Marechal Rondon e a Lagoa de Resíduos de Alumínio. Na verdade, são muitas que me orgulham e, se deixar, vou contar todas porque cada uma me trouxe um aprendizado especial.
Hoje, como Diretora de Portfólio de Projeto, não tenho mais a mesma rotina de morar nas cidades das obras, mas ainda viajo semanalmente percorrendo o país para acompanhar os empreendimentos de perto e faço questão de me fazer presente com minha equipe em campo.
A Camargo Corrêa Infra é uma excelente escola com um nível de qualidade e exigência que nos faz um time muito capacitado e completo. Somos uma empresa com um compromisso muito forte com os clientes sobre nossas entregas com qualidade e excelência, sempre respeitando meio ambiente e valorizando a segurança do nosso time”.