A divisão de máquinas de construção da multinacional sul-coreana investiu US$ 175 milhões no projeto
Augusto Diniz – Itatiaia (RJ)
AHyundai Heavy Industries inaugurou no final de abril, em Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro, a sua primeira fábrica fora do continente asiático. A unidade irá produzir anualmente 3 mil máquinas – até o final de 2014 a meta é alcançar a produção de 4 mil máquinas. O local será base para atuação da empresa na América Latina, com 40% da produção atendendo o mercado brasileiro e o restante os outros países do continente.
A produção se centrará em escavadeiras (de 14 t a 38 t), pás-carregadeiras (modelos 730, 740, 757 e 760) e retroescavadeiras (modelos 930 e 940). No ano que vem, a empresa espera também produzir empilhadeiras. A fábrica deverá gerar 500 postos de trabalho.
Apesar da desaceleração da economia global, o presidente mundial da Hyundai Heavy Industries, Byeung Ku Choe, mostrou confiança com a nova fábrica. “O mercado tem oscilações. Vamos superar esta fase”, afirmou no evento de inauguração da planta. O executivo acrescentou que o pós-venda está estruturado na própria unidade fabril.
A Hyundai tem meta de vendas de US$ 320 milhões esse ano no Brasil, incluindo máquinas importadas. A BMC, que representa a marca no Brasil, é parceira do negócio com 15% de participação.
“Vamos estar mais perto do mercado consumidor”, disse sobre a nova fábrica Felipe Cavalieri, presidente da BMC. O executivo explica que a unidade vai permitir ao mercado obter financiamento para compra de máquinas por meio do Finame (linha de crédito concedida pelo governo para incentivo de aquisição de máquinas nacionalizadas).
A empresa ainda negocia com seis empresas a instalação de unidades próximas à fábrica para fornecimento de componentes à marca.
A construção
A nova unidade industrial, ocupando uma área de 562 mil m² (área construída de 52 mil m²), teve início de construção em outubro de 2011, com os serviços de terraplenagem. As obras civis, iniciadas em maio de 2012, e a montagem industrial levaram exatos um ano. No pico, a unidade envolveu 500 operários.
“De fato, os trabalhos civis e de montagem eletromecânica foram 10 meses. Dois meses foram serviços de acabamento de interior, pintura, finalização da cobertura”, relata o engenheiro responsável pela obra, o sul-coreano Schneider Park.
A fábrica foi toda erguida em estrutura pré-moldada, com cobertura e fechamento metálico. As principais obras civis ficaram a cargo da Toti Engenharia e Construções e KVG Engenharia. Foram instaladas 89 pontes rolantes na área industrial da planta, de 3,2 t a 20 t.
Os trabalhos civis e de montagem industrial foram gerenciados pela Hyundai Amco, empresa de engenharia e construção do grupo Hyundai. A firma foi responsável pelas obras da nova fábrica de carros da marca em Piracicaba, interior de São Paulo, inaugurada ano passado – a Hyundai possui outra fábrica de veículos no Brasil, localizada na cidade de Anápolis, em Goiás, mas a operação é em regime de licenciamento concedida à empresa 100% nacional Caoa.
A próxima fábrica de um grande grupo sul-coreano a ser inaugurada no Brasil é da Doosan, em Americana, no interior de São Paulo, em maio. Inicialmente, a nova planta fabricará escavadeira hidráulica. Os investimentos dessa planta alcançam cerca de US$ 80 milhões.
Ficha técnica – fábrica Hyundai Heavy Industries
Investimento – US$ 175 milhões
Área total – 562 mil m²
Área construída – 52 mil m²
Projeto – Minerbo Fuchs Engenharia
Gestão da obra – Hyundai Amco
Obras civis – Toti Engenharia e Construções e KVG Engenharia
Estrutura de cobertura – Codeme
Montagem elétrica – Futura Soluções Elétricas
Pontes rolantes – GH
Acabamentos – World Space
Topografia – AC Top
Terraplenagem – Holbrás
Fonte: Revista O Empreiteiro