A História das Construções 3 será lançado no Concrete Show

Chega ao mercado novo volume da série escrita pelo engenheiro José Celso da Cunha: A História das Construções 3 – Das construções olmecas, no México, às revelações de Pompeia, com lançamento previsto para o dia 30 de agosto, no Concrete Show, em São Paulo.

A produção das primeiras ferramentas a partir de pedras vulcânicas destinadas à caça, pesca e defesa, como facas, lanças e machados, ainda na era paleolítica, contribuiu para o surgimento das primeiras construções, inicialmente com a confecção de malocas nas cercanias das grutas e cavernas, ou mais distantes, com a construção de abrigos temporários. A partir da análise deste período da humanidade, o primeiro volume da série A História das Construções, escrito por José Celso da Cunha e lançado em 2009, inicia um precioso estudo sobre o surgimento e a evolução da engenharia e da arquitetura. O segundo volume, lançado simultaneamente ao primeiro, reforça como os avanços técnicos das construções, a partir da implementação da pedra, mudaram os rumos da engenharia e da arquitetura e permitiram a construção das grandes obras.

A História das Construções 3 – Das construções olmecas, no México, às revelações de Pompeia é o penúltimo volume da série, baseada a partir de uma intensa pesquisa do autor, que o permitiu descrever de forma acessível e objetiva os avanços técnicos presentes nas construções deixadas em vários sítios arqueológicos do mundo, como registro de uma trajetória do homem na conquista dos espaços e da natureza. Sempre analisando a evolução técnica de importantes obras do passado, das Américas Pré-colombianas, desconhecidas, aos continentes que se encontram no mediterrâneo, José Celso apresenta no terceiro livro da série a continuidade do desenvolvimento das construções a partir de 1500 a.C, partindo dos olmecas e de outras civilizações na Mesoamérica, numa primeira fase, passando posteriormente pelos Assírios e Persas, na Mesopotâmia, e pelos gregos, na Europa, para chegar às incríveis e reveladoras edificações de Pompeia e Herculano, adormecidas às margens do Vesúvio. Nesse volume é possível perceber o quanto a engenharia e a arquitetura de diversas civilizações, autônomas ou interdependentes desenvolveram, apresentando complexas e inovadoras soluções, com criações cada vez mais incríveis.

A série, que ganhará muito em breve seu quarto e último volume em outubro deste ano, apresenta uma sequência não necessariamente geográfica, cronológica ou temporal, identifica o surgimento de novas técnicas e procedimentos construtivos que alavancaram o avanço da arquitetura e da engenharia desde a era paleolítica.

O autor, José Celso da Cunha, é filiado à Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), e atual Diretor da Regional de Belo Horizonte do Ibrfacon, graduou-se em Engenharia Civil pela E.E.UFMG, 1975, tornou-se doutor em Mecânica dos Solos-Estruturas pela École Centrale de Paris (ECP), 1985 e pelo CEBTP, Paris, França. É autor do livro Palace II – A Implosão Velada da Engenharia, Autêntica Editora, 1998. Pesquisador e interessado pela história das construções, percorreu inúmeros sítios arqueológicos em vários países do mundo, buscando subsídios técnicos, gráficos e fotográficos para compor esta série de livros sobre o tema.

Ficha técnica
A História das Construções – Das construções olmecas, no México, às revelações de Pompeia – Vol. 3
Autor: José Celso da Cunha
Número de páginas: 528
Formato: 17 x 24 cm
Preço: R$ 97,00
ISBN: 978-85-65381-69-7

Lançamento
30 de agosto (quinta-feira), às 10h30, no workshop ABCE, e às 14h, no estande da ABCP
Local: Concrete Show, no Centro de Exposições Imigrantes Rodovia dos Imigrantes, s/n – São Paulo (SP)
Inscrições gratuitas no site do evento: www.concreteshow.com.br

Fonte: Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *