O crescimento da economia e o incremento doturismo impulsionam a África para construção deaeroportos no continente. Há atualmente quatroprojetos em andamento na região.De acordo com estimativas do Airports CouncilInternational, o tráfego anual de passageiros na Áfricaalcançou no ano passado 135,5 milhões. Quandoos aeroportos do Sudão, Ruanda, Quênia e Egito,atualmente em diferentes estágios de desenvolvimento,estiverem prontos, mais 36,8 milhões depassageiros/ano serão adicionados a este número.
Apesar das sanções das Nações Unidas porconta de conflitos, o Sudão continua indo adiantecom o projeto de construção do novo aeroportointernacional de Cartum, a 22 km do centro da capital.
O custo da obra é de US$ 1,2 bilhão e o terminalatenderá 7,5 milhões de passageiros/ano.
O Fundo do Kuwait para Desenvolvimento daEconomia Árabe e o Banco de DesenvolvimentoIslâmico já destinaram, respectivamente, US$ 47milhões e US$ 120 milhões para o projeto. Há outrasinstituições financiando a obra. A maioria dosfinanciadores estão envolvidos com empresas queexploram petróleo no Sudão.
O governo sudanês escolheu a firma alemãDorsch Consult Airports para fazer a gestão doterminal. A construção do terminal aeroportuárioestá a cargo da China Harbour Engineering.
Em Ruanda, a 25 km da capital, Kigali, um outroaeroporto internacional estará sendo construído.
O projeto está inicialmente orçado em US$ 400milhões – embora estudos técnicos de consultoriainternacional apontem um custo total de US$ 600 milhões. As obras estão previstas para começar noinício do ano que vem.
O processo de licitação está em andamento eserá no modelo de concessão por 25 anos, incluindoprojeto, construção, financiamento, manutençãoe operação.Já no Quênia está em construção novo aeroportointernacional, avaliado em US$ 595 milhões, paraatender 20 milhões de passageiros/ano. A licitaçãoda obra foi ganha pela chinesa Anhui ConstructionEngineering Group. Mas o governo deve promovernova licitação por falhas nos procedimentos adotadospelos chineses para vencer o leilão.
Por fim, no Egito, o trabalho é de modernizaçãodo terminal 2 do Aeroporto Internacional do Cairo,que está com a operação paralisada desde 2010 paraas obras. A empresa turca Limak Construction realizaa intervenção, que deve terminar somente em 2015.
As melhorias no terminal 2 irão aumentar o movimentode passageiros no aeroporto de 7,5 milhões/ano para 25 milhões/ano. Por ser um projeto anteriorà queda do presidente Hosni Mubarak, o contrato teveque ser refeito. Com um custo de US$ 387 milhões, asobras estão previstas para começar até o final de 2012.
Fonte: Padrão