Customise Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorised as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyse the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customised advertisements based on the pages you visited previously and to analyse the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Antaq aprova ampliação no porto do Rio de Janeiro. Investimento será de R$ 492 milhões

Compartilhe esse conteúdo

Foi publicado no Diário oficial da União, Seção 1, da semana passada, a Resolução nº 2.184-ANTAQ que autoriza a implementação do projeto das arrendatárias Multi-Rio e Multi-Car para expansão do terminal 2, arrendado pela Multi-Rio, em área contígua, encravada, no Porto do Rio de Janeiro.

A arrendatária investirá R$ 492 milhões no novo terminal, habilitando o porto carioca a receber navios "Super Post Panamax" de 5ª geração, que passarão a frequentar a costa leste sul-americana a partir do final deste ano.

Para receber embarcações de 300 a 347 m de comprimento, o termo aditivo aprovado pela Antaq prevê a ampliação de dois berços existentes para 400 m cada, permitindo um aumento da capacidade operacional do terminal para 640 mil contêineres/ano, e uma receita adicional para a CDRJ (Cia. Docas) de cerca de R$ 28 milhões.

O incremento de receita, calculado proporcionalmente, em metragem quadrada, ao aumento de área, gerará ainda o pagamento de montante adicional de R$ 17,307 milhões pela metragem quadrada acrescida ao contrato.

O ajuste também prorroga o contrato da Multi-Rio, em razão da impossibilidade de amortização dos novos investimentos, durante o prazo remanescente do contrato atual.

Na resolução, a Diretoria da Agência acolheu ainda a proposta da CDRJ para os novos valores das outorgas dos contratos de arrendamento celebrados com as empresas Muiti-Car e Multi-Rio, e determinou que a CDRJ adote as providências necessárias para adequar o contrato de arrendamento da Multi-Car à Resolução nº 55/2002-ANTAQ, concomitantemente à celebração do termo de ajuste do contrato.

O ajuste nos contratos da Multi-Rio e Multi-Car prevê também investimentos no terminal roll-on roll-off do porto carioca, como a construção de um edifício garagem para o estacionamento dos veículos antes do embarque.

Para o diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, além do ganho em competitividade, uma vez que o porto carioca passará a receber navios de grande porte, "os investimentos fomentarão o desenvolvimento econômico e a geração de empregos na região, com reflexos no comércio exterior do país".

Atlântico Terminais
A diretoria da Antaq também autorizou a ampliação do arrendamento do Atlântico Terminais em 20.000 m2, em área contígua, no Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, firmado entre a autoridade portuária de Suape e a empresa Atlântico Terminais, em 08/04/1992.

(Fonte: Antaq)

Fonte: Estadão


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

X