Um novo método para captar energia solar e transformá-la em energia elétrica poderá revolucionar a indústria da construção. O produto, desenvolvido pela empresa israelense Pythagoras Solar, é uma janela solar que combina geração de energia com eficiência energética.
“A necessidade de melhorar a eficiência energética dos edifícios é constante. Queremos a luz do dia, mas não o calor, por causa dos gastos com ar condicionado que isso acarreta”, diz Gonen Fink, CEO da Pythagoras Solar. “Até agora, a única solução era bloquear janelas com cortinas ou persianas, acarretando a necessidade de mais iluminação artificial. Nosso projeto ótico tem múltiplas vantagens e usa luz direta para gerar energia. Isso é feito com algo que não parece um painel solar, mas uma janela, tornando o conceito mais atrativo para os arquitetos”.
A primeira unidade de vidro fotovoltáica transparente do mundo foi projetada para ser facilmente integrada aos projetos de construção dos edifícios convencionais e em processos de construção. Isso significa que o novo equipamento poderá ser adaptado aos blocos de escritórios existentes.
Fonte: Estadão