A empresa vencedora da licitação para a construção do terminal marítimo de passageiros no porto de Natal foi a Constremac. Com o lance de R$ 49,3 milhões, ela irá executar todas as obras que contemplam o projeto: a recuperação de um antigo frigorífico, a construção de um prédio de dois pavimentos, a ampliação do cais e a instalação de um dolfim de amarração. Além disso, o terminal contará com balcões de atendimento, escritórios, restaurante, salão de exposições e palco.
De acordo com o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, as obras deverão ser iniciadas assim que for assinada a ordem de serviço e deverá ser concluída em até 16 meses. Segundo Cristino, todos os portos estarão prontos para atender à demanda da Copa do Mundo 2014.
Atualmente, Natal recebe cerca de 40 mil passageiros/ano e a necessidade é de se criar no Porto um espaço para recepcionar esses turistas. Depois das obras, o local terá capacidade para receber até 3 mil passageiros e uma área comercial para produtos artesanais, comidas típicas, atendimento, embarque e desembarque, ou seja, sua capacidade será multiplicada.
“O empreendimento será uma âncora para o desenvolvimento urbano do Estado. Além do mais, no futuro novas rotas poderão se consolidar diante destas melhorias”, afirma o ministro. A obra faz parte das melhorias que o governo federal irá realizar em sete portos para a Copa 2014, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-COPA) no valor de R$ 898,9 milhões. A Secretaria dos Portos já iniciou as obras em Recife e Fortaleza.
Fonte: Padrão