Em entrevista exclusiva à OE, a Concessionária Arteris contou suas obras que estão em andamento e os projetos para 2022. A empresa anunciou que já entregou na última sexta-feira, dia 11, o primeiro trecho de duplicação de 10 quilômetros entre Bocaina e Jahu nas obras da SP-255, e que incluiu ainda a construção de duas pontes, um novo acesso e a remodelação de um retorno. Ao todo, serão 230 quilômetros duplicados na SP-255, 31 quilômetros na SP-318 e 14,25 quilômetros na SP-249 com um investimento total de R$ 1,4 bilhão. No total, serão duplicados 275 quilômetros de vias, em uma ampla modernização da malha rodoviária da região, transformando o interior paulista em um novo eixo logístico entre a parte norte do estado, em Franca, e a divisa com o Paraná.
Além da duplicação SP – 255, iniciada em 2021, a empresa contou à OE que as obras do Contorno de Florianópolis estão em ritmo acelerado. Segundo a empresa, a maior obra de infraestrutura rodoviária do país já está com todos os túneis sendo escavados ao mesmo tempo, além de vários trechos e dispositivos em diversas fases de evolução, desde a terraplanagem até a pavimentação. Um projeto no qual a Arteris está investindo R$ 3,7 bilhões e que hoje conta com mais de 2.000 colaboradores nas frentes de trabalho.
O Contorno de Florianópolis será um corredor expresso com 50 quilômetros de extensão, seis acessos por trevos, quatro túneis duplos, 14 pontes e mais de 20 passagens em desnível. A via tem como objetivo desviar o tráfego pesado do trecho principal da BR-101 em Santa Catarina, na região que dá acesso a Florianópolis, melhorando a mobilidade da região.
A concessionária anunciou ainda que realizou em 2021 o investimento recorde de R$ 1,8 bilhão nas vias administradas pelas sete concessionárias do grupo que, além de realizar a constante manutenção e melhoria nas rodovias, continua investindo em grandes projetos.
INOVAÇÃO NAS RODOVIAS
O investimento da Arteris em tecnologia tem como objetivo melhorar a trafegabilidade e dar suporte às operações em todas as rodovias. Alguns projetos já aplicados e outros estão em fase de estudos, como: o “Inteligência Artificial”, que é um projeto piloto desenvolvido em 2020 na Rodovia Régis Bittencourt, na região de Taboão da Serra, onde as câmeras de monitoramento aprenderam, por meio da inteligência artificial, a identificar eventos diversos no streaming, a fim de agilizar o monitoramento existente. O inteligência Artificial permite ainda alertas instantâneos para os atendimentos ou para a tomada de decisões na liberação do tráfego. O uso de inteligência artificial das câmeras é um trabalho inédito, que contou com a ajuda de grandes players do mercado, como a IBM e a Microsoft.
Outro projeto são as “Áreas de Escape”, que aliam tecnologia e segurança para salvar vidas. Construídas nas margens das rodovias, principalmente em trechos de declive, elas auxiliam na frenagem de veículos desgovernados, que acessam uma estrutura planejada com uma caixa com profundidade de até 1,1 m – preenchida com cinasita (um tipo de argila expandida). Ela proporciona níveis de desaceleração aceitáveis e comprimento suficiente para frenagem com variadas velocidades de entrada, sem haver qualquer tipo de colisão. A Arteris possui três áreas de escape em operação nas concessões sob sua administração no Brasil: uma na Arteris Régis Bittencourt, na Serra do Cafezal (em Miracatu-SP) e duas na Arteris Litoral Sul, na Serra do Mar (em Guaratuba).
Em 2021, a Arteris também implementou um novo recurso de tecnologia e segurança no trajeto de Curitiba para Santa Catarina pela Serra do Mar da BR-376/PR, um sistema semafórico para alerta em caso de trânsito interrompido à frente. São onze semáforos nos postes de monitoramento da rodovia cujo acionamento é realizado a partir do Centro de Controle Operacional em São José dos Pinhais, por meio do sistema inteligente de transporte, que é interligado via fibra ótica.