Asiáticos já estão aqui. E querem instalar fábrica

A coreana Hyundai fabrica atualmente mais de 10 mil escavadeiras por ano na Coréia, somente para exportação. Tornou-se a quinta maior fabricante desses equipamentos no mundo. E está conquistando 22% do mercado de escavadeiras no Brasil, que começou a importá-las há apenas dois anos.
Quem dá essa informação é Felipe Sica Soares Cavalieri, CEO da Brasil Máquinas de Construção (BMC), gestora da distribuição dos equipamentos da marca Hyundai e também das marcas XCMG, ZoomLion e Shantui no Brasil. Ele disse que a Hyundai recebeu investimentos de mais de US$ 30 milhões em montagem de estrutura e importação de equipamentos para atender à demanda brasileira este ano.

Segundo ele, a estimativa inicial era vender pouco mais de mil unidades até o final de 2008, mas a elevada procura pelos equipamentos levou a empresa a duplicar esse número. No ano passado, ela embarcara da Coréia para o Brasil, cerca de 800 máquinas. O próximo passo da Hyundai é instalar fábrica em território brasileiro. A planta deverá ser construída até 2010, nas proximidades de São Paulo (SP).

As máquinas que vêm da Ásia

Uma das novidades disponibilizadas pela Hyundai é a série 7 de mini-escavadeiras de pneus 55W-7, que a BMC começou a importar para o Brasil. Com tecnologia diferenciada, a máquina alia agilidade e potência à boa resistência para trabalhar em ambientes altamente abrasivos.

Concebida para operar em áreas urbanas de muito movimento, ela é equipada com pneus de 12,0 x 16,5 – 12PR. O eixo dianteiro é totalmente flutuante e suportado por um pino central, que pode a qualquer momento ser travado; já o eixo traseiro é fixo no chassi. Ela admite posicionamento lateral da lança em até 130º e permite inclinação de 35º.

Essa máquina opera com o motor mais potente de sua categoria, o Yanmar 4TNV94L, refrigerado a água, com 4 tempos, 4 cilindros e injeção direta, oferecendo potência de 57 HP a 2400 rpm. A estrutura foi desenvolvida de forma a garantir segurança e conforto ao operador.

Outra das máquinas da Hyundai trazidas pela BMC ao Brasil, e lançada no evento de demonstração ao vivo Equipo Mining 2008, realizado na Mina de Águas Claras, da Vale, em Belo Horizonte (MG), é a escavadeira R800 LC-7ª, destinada ao segmento da mineração e construção. Com peso operacional de 82.320 kg, ela dispõe de chassi forte e estável, com caixa inteiramente soldada e reforçada em aço. Os painéis de aço com tensores reforçados, roletes superiores e inferiores e protetores de guia de longa duração garantem segurança e resistência a impactos extremos nos trabalhos em terreno acidentado ou encharcado.

O ajuste das esteiras, alinhadas por guias resistentes, é facilitado por meio de protetores padronizados, com cilindros lubrificados e molas para absorção de impactos. Ela é equipada com motor Cummins QSX15, com 400 HP de potência turboalimentado, seis cilindros, quatro tempos, com baixa emissão de poluentes, segundo as normas Tier 3. Dispõe de avançado sistema hidráulico, com uma série de recursos. O painel de instrumentos foi instalado no console ao lado direito, para facilitar o controle de todos os sistemas e a leitura dos indicadores, através de um mostrador inteligente.

Outras marcas

A BMC começou a importar a motoniveladora GR 180 [CE], da XCMG, que é considerada uma das mais importantes fabricantes de máquinas e equipamentos para a construção na China. Tem configuração projetada para trabalhar em nivelamento de solo, construção de estradas, cortes de superfície, aragem, preparo para irrigação e obras de saneamento.

É equipada com motor Cummins C B8.3, com alto torque, injeção direta, turboalimentado. A transmissão ZF 6WG-200 proporciona seis marchas a diante e três reversas. O sistema de direção, com giro hidráulico, é dotado de sensor de carga. O riper traseiro tem cinco dentes, com uma profundidade máxima de ação de 350 mm, largura máxima de 2085 mm e elevação máxima acima do solo de 250 mm.

Também da mesma marca está sendo colocado no mercado brasileiro, para obras de infra-estrutura, novo modelo de rolo compactador vibratório. Trata-se do XS120[CE], equipamento com peso operacional de 12.000 kg e largura de compactação de 2.130 mm. O modelo é totalmente hidráulico e destinada a compactar bases e sub-bases de pavimento. É equipado com motor Cummins 83.9C, diesel, de 130 hp a 2500 rpm turbocomprimido, refrigeração a água e injeção direta, economiza combustível. Uma bomba micro-hidráulica controla a pressão do óleo do amortecedor, que suporta o capô.

Da marca chinesa Shantui está chegando ao Brasil a linha de tratores de esteiras Bulldozer, que compreende os modelos SD16, SD22 e SD32W. O modelo SD16 tem peso operacional de 17.000 kg, com alto desempenho e fácil controle hidráulico. O modelo SD22 é equipado, segundo o distribuidor, com peças de fácil aquisição “em qualquer praça do mundo”. Já o modelo SD32W reúne as qualidades dos modelos anteriores, com motor Cummins NTA-855C com potência de 320 hp.

Samuel Panucci, diretor de pós-venda e desenvolvimento de produto da BMC, diz que já dispõe de um Centro de Distribuição à margem da Rodovia Castelo Branco, em Osasco (SP), que vai operar em regime de 24 para atender aos clientes no fornecimento de peças. “O CD tem capacidade para atender até 85% dos itens de reposição para os equipamentos Hyundai em qualquer lugar do Brasil em um prazo de até 48 horas”, afirma Panucci.

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *