Além da TV e do cinema, os projetos em três dimensões (3D) estão conquistando espaço também na construção civil, com a possibilidade de mudar radicalmente o processo de produção e centralizar, em um mesmo programa, informações detalhadas dos mais diversos aspectos de uma obra. A tecnologia inovadora do Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem de Informações para a Construção, também agrega em um único banco de dados todas informações da obra, trazendo acessibilidade de informações aos profissionais envolvidos.
"No BIM, o desenho bidimensional ganha mais "inteligência" e exige capacitação dos profissionais para conceber esta terceira dimensão", explica a mestre em engenharia e arquiteta, Rita Cristina Ferreira, responsável pelo curso básico de BIM realizado pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), que será ministrado no dia 21 de março.
O propósito do curso é capacitar arquitetos e engenheiros para o domínio dos fundamentos destes novos softwares e abordar uma tendência neste mercado, decorrente da popularização desses sistemas, que é a engenharia simultânea e colaborativa. Segundo a professora, essa interação entre os vários aspectos da construção tende a maximizar os processos, evitando conflitos ou erros.
Com carga horária de quatro horas e certificado emitido pela FDTE e pela Associação Brasileira dos Gestores e Coordenadores de Projeto (AGESC), o curso será realizado na sede da FDTE que fica na rua Padre Eugenio Lopes, 361 – São Paulo.
Básico sobre BIM (Building Information Modeling)
Início: 21 de março de 2012
Horário: das 14h às 18h
Carga Horária: 4 horas
Informações: (11) 3031-7000, ramal 229 ou educacao@fdte.org.br
Local: Sede FDTE – Rua Padre Eugenio Lopes, 361 – São Paulo – SP
Fonte: Padrão