São Paulo será a capital mundial dos túneis e obras subterrâneas durante o mês de março. A principal metrópole brasileira vai receber 600 especialistas de mais de 20 países, convidados pelo Comitê Brasileiro de Túneis (CBT) da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica). Eles vão participar do “3º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas (CBT 2012)” e do seminário internacional “South American Tunnelling (SAT’2012)”, que acontecem de 20 a 22 de março, em São Paulo. Como preparação para estes grandes eventos, o Comitê Brasileiro de Túneis oferece um curso pré-congresso com o tema “Conceito de Projeto e Construção de Túneis”, nos dias 18 e 19 de março, com a participação dos maiores especialistas na área.
Num momento de superaquecimento dos setores de infraestrutura, o 3º CBT traz ao centro dos debates temas como a construção de túneis para prevenção de enchentes, túnel imerso – que está sendo tomado como melhor opção para a ligação Santos-Guarujá, estocagem subterrânea e mobilidade urbana, uma área que o Brasil demanda investimentos urgentes.
“A ideia é promover um intercâmbio de experiências”, afirma Akira Koshima , presidente da Comissão Organizadora do 3º CBT/SAT’2012. O local escolhido para o Congresso foi o Centro Fecomercio de Eventos, na Rua Dr. Plínio Barreto, 285. Para mais detalhes sobre o evento, acesse www.tuneis.com.br/3cbt.
O momento brasileiro
O interesse que o Brasil desperta junto à comunidade técnica internacional é motivado por um conjunto especial de circunstâncias. O país executa hoje um amplo programa de obras de infraestrutura, envolvendo a construção e ampliação das redes metroviárias em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Em São Paulo, a Linha 5 do metrô, cujas obras estão em andamento, terá 11 km de extensão. Já está planejada também a construção das Linhas 6 e 15, cuja extensão total será de 47 km.
No Rio de Janeiro, as obras de infraestrutura envolvem a construção da Linha 4 do metrô e a conexão da Estação Gávea com o centro da cidade, que está em fase de planejamento. A reabilitação do centro histórico da “Cidade Maravilhosa” está em estudos e deverá ser implementada nos próximos anos, bem como a construção de obras subterrâneas em substituição à via expressa elevada à beira-mar. Outro projeto em curso é a construção de uma rede de 100 km de sistema de Bus Rapid Transit, que terá longos túneis cruzando as montanhas da cidade.
Outro fator de estímulo às obras é a realização de megaeventos, como a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016, que exigem a criação, ampliação e modernização de rodovias, portos, aeroportos, estádios e outros equipamentos públicos. É neste contexto muito promissor que acontece o 3º Congresso Brasileiro de Túneis. “Nossa expectativa é que o evento seja útil e proveitoso para todos”, afirma Akira Koshima, presidente da Comissão Organizadora do 3º CBT.
O curso pré-Congresso
No primeiro dia, Tarcísio Celestino, ex-presidente do CBT, dará início às palestras preparatórias. O presidente da entidade, Hugo Rocha , os associados Eraldo Pastore, Carlos Augusto Campanhã, Luis Eduardo Sózio e Antonio Domingues Figueiredo ministram apresentações ainda no dia 18 de março, sobre Geologia e Geotecnia Aplicada a Túneis, Métodos Construtivos para Túneis Convencionais, Poços e Emboques e Concreto Projetado e Moldado.
Akira Koshima, presidente da Comissão Organizadora do 3° CBT, e Werner Bilfinger darão início ao segundo dia do curso. Participarão também Lars Babendererde e Nelson Lucio Nunes e o secretário-executivo Flávio Massayuiki Kuwajima. André Assis, ex-presidente do CBT, ex-presidente da ITA (Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo) e atual presidente do comitê executivo da ITACET (Fundação de Educação e Treinamento da ITA) encerrará o evento. No segundo dia serão abordados Suporte e Condicionamento de Maciços, Túneis Mecanizados, Instrumentação e Impermeabilização. O curso será sediado no hotel Golden Tulip, na Alameda Santos, 85.
Fonte: Padrão