Brasil será sede do maior evento mundial de MND

A Associação Brasileira de Tecnologia Não Destrutiva (Abratt) promove entre os dias 12 e 14 de novembro, em São Paulo, o 30th Internacional NO-DIG, o maior evento de Método Não Destrutivo (MND) do mundo. O Brasil foi escolhido para sediar pela primeira vez o encontro, que tem como objetivo consolidar a utilização do MND nas obras de infraestrutura principalmente para atender à demanda que ocorrerá em função de grandes eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas, além do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) difundir tecnologias globais e apresentar novos estudos, equipamentos e técnicas.

O Método Não Destrutivo é a única opção para o crescimento do país e este evento será a solidificação da tecnologia no Brasil e do país nesse mercado, diz Paulo Dequech, presidente da Abratt. Segundo ele, podemos comparar o MND a uma Laparoscopia (procedimento cirúrgico minimamente invasivo), já que métodos e equipamentos de tecnologia não destrutiva minimizam e até eliminam a necessidade de escavações. É possível instalar cabos sob a terra com apenas duas aberturas: uma no início e a outra no destino da área, evitando a destruição de ruas e calçadas, explica. Essa tecnologia se dá através do emprego de máquinas e equipamentos que fazem todo o trabalho sem intervir no sistema viário nem danificar o ambiente urbano, possibilitando a introdução de redes sob o solo para a transmissão de energia, água, esgoto, gás, comunicação de dados, voz e imagem, com vantagens técnicas e operacionais.

O NO-DIG 2012 São Paulo terá como mote central 'Uma cidade sem valas' e contará com palestras, nas quais reunirão os maiores especialistas do mundo no assunto, que abordarão pontos pertinentes aos setores de petróleo e gás, saneamento, telecomunicações, energia e água, além de uma feira com os principais expositores estrangeiros do setor.

30th International NO-DIG 2012 São Paulo

Data: 12 a 14 de novembro de 2012

Local: Transamérica Expo Center São Paulo

A ABRATT – Associação Brasileira de Tecnologia Não Destrutiva é formada por empresas fabricantes, fornecedoras de equipamentos e materiais, prestadoras de serviço, concessionárias, profissionais liberais e outras ligadas à área de perfuração não destrutiva. Um dos principais objetivos é promover e divulgar pesquisas e estudos técnicos sobre as atividades não destrutivas em obras de infraestrutura, promovendo, sempre que necessário,  debates sobre as questões técnicas e sociais que envolvem o assunto, interferindo diretamente nas mesmas. Fundada em 1999, a ABRATT é filiada à ISTT – International Society for Trenchless Technology, sociedade inglesa que congrega associações similares em todo o mundo com o objetivo de promover a ciência e a prática desta tecnologia em benefício público e ambiental.

www.abratt.org.br

www.nodigsaopaulo2012.com.br

 

Fonte: Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *