Com investimentos em tecnologia de ponta, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Uruguaiana (RS), revoluciona o sistema de tratamento dos esgotos domésticos da localidade.
Com capacidade para tratar até 350l/s do esgoto bruto que é coletado nos imóveis da cidade, a nova Estação de Tratamento de Esgoto, chamada Nova ETE – Uruguaiana, foi estruturada para atender plenamente a demanda de crescimento da cidade nas próximas décadas.
O sistema automatizado e com equipamentos robustos realizará o tratamento em um tempo médio de até seis horas – uma redução significativa em comparação aos 35 dias necessários pelo sistema original.
A Nova ETE-Uruguaiana terá uma moderna e eficaz tecnologia, chamada “SBR” (Sequencing Batch Reactor) ou “Reator Sequencial em Batelada”, em substituição ao antigo sistema de lagoas.
O processo de tratamento, totalmente automatizado, será comandado a partir do Centro de Controle Operacional (CCO), garantindo, assim, operação ininterrupta e monitoramento constante de cada fase do processo de depuração (parâmetros de cada etapa, dosagens de químicos, operação de válvulas, bombas etc.).
Outro diferencial da unidade é a implantação de um sistema de desinfecção, com geração própria do produto utilizado, que promove a eliminação de microrganismos como coliformes, protozoários e vírus do efluente tratado. Assim, ele volta para o rio com garantia de atendimento dos critérios da legislação vigente.
“A Nova ETE-Uruguaiana é um grande salto no tratamento de esgoto de nossa cidade e referência em todo o sul do país. Apenas nessa fase do projeto, o volume tratado é de mais de 30 milhões de litros por dia, em uma estrutura toda preparada para o crescimento da cidade por muitos anos no futuro”, explica Cleber Renato, diretor da BRK Ambiental em Uruguaiana.
“Investimos no desenvolvimento de tecnologia e inovação para garantir o mais moderno sistema de tratamento de esgoto. Certamente, Uruguaiana será reconhecida em todo o país pela implantação de uma ETE altamente eficiente, com processos automatizados, comprometida com a preservação do meio ambiente e, acima de tudo, com a qualidade de vida e a saúde da população do município”, destaca o executivo.