A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realiza atualmente a substituição e a setorização de redes de distribuição de água. Serão beneficiados mais de 1,1 milhão de habitantes de várias cidades do Distrito Federal: Taguatinga, São Sebastião, Ceilândia, Paranoá, Itapoã, Grande Colorado, Sobradinho, Sobradinho II e Planaltina.
As obras de setorização tiveram início em abril de 2019, com investimento de R$ 59 milhões. A previsão de conclusão da última etapa, em Planaltina, é agosto do ano que vem.
O principal objetivo é reduzir as perdas e melhorar a qualidade da água fornecida para a população. Isso se dá com a substituição da tubulação de ferro por outra mais moderna, em polietileno (PEAD). De acordo com a Caesb, a vantagem da setorização é a criação de distritos de medição e controle (DMC) que irão facilitar a manutenção das redes.
Isso quer dizer que quando houver a necessidade de interrupção no fornecimento de água para a manutenção em determinado local, somente a área onde é realizado o serviço ficará sem água, uma vez que as obras setorizam a tubulação.
A setorização conta com a instalação de trechos de rede de água, macromedidores e válvulas redutoras de pressão. Esses equipamentos permitirão o controle à distância da operação do sistema, adequando a pressão na rede e identificando possíveis vazamentos de forma virtual, resultando na redução de rompimentos e vazamentos. Como consequência, a operação automatizada diminuirá as perdas na rede de abastecimento.
A companhia de saneamento prossegue ainda com as obras na região do Pôr do Sol e Sol Nascente, iniciadas em 2019. Trata-se de uma área com crescente aumento populacional no Distrito Federal. O valor investido é de R$ 49 milhões. Ao final das obras, terão sido construídos 141,6 km de redes, além de seis elevatórias de esgoto.