Caminhões reduzem permanência de 8,5 para 4 horas no porto

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Em quatro anos, a EcoRodovias realizou investimentos nas diversas obras do Ecopátio Cubatão, contribuindo para as operações de embarque e desembarque de mercadorias no Porto de Santos

Ogrupo EcoRodovias Infraestutura e Logística informa que, desde a sua inauguração em abril de 2006, já investiu mais de R$ 100 milhões no Ecopátio Cubatão. Os investimentos foram aplicados em obras de pavimentação, segurança e iluminação local, instalações de cabines de entrada (gates), melhoria e ampliação das áreas de apoio, construção de um Centro de Controle Operacional (CCO), instalações de apoio a caminhoneiro, equipamentos operacionais e informatização do terminal, de acordo com o gerente comercial do Ecopátio Cubatão, Jefferson Satyro.

O Ecopátio Cubatão tem 443 mil m² e é resultado da transferência de um contrato de concessão firmado entre a prefeitura de Cubatão e o Complexo Intermodal Cubatão (Cincu) com o grupo EcoRodovias. Inicialmente, comportava apenas 700 vagas estáticas, mas, hoje, tem duas mil vagas, com capacidade para receber mais de quatro mil caminhões por dia, em oito gates de acesso. Os caminhões são cadastrados e liberados ordenadamente, de acordo com a capacidade de embarque e desembarque do Porto de Santos, o que resulta em mais pontualidade nas chegadas e saídas dos produtos e menor tempo de permanência dos navios no cais.

Serviços oferecidos

O Ecopátio Cubatão é uma plataforma intermodal de apoio logístico a empresas importadoras, exportadoras que operam com grandes volumes de cargas e aos caminhões e contêineres, permitindo a integração do cenário logístico de operações em escala, com maior segurança, redução de tempos e custos de transporte e armazenagem.

De acordo com o gerente comercial, esse é dos maiores terminais retroportuários na América Latina. Atualmente, funciona como pátio regulador de veículos de carga, como depot para as principais companhias de leasing de contêineres e armadores do mundo e como terminal alfandegado de exportação (Redex). A instalação passará a cobrir todas as etapas da cadeia de estocagem, liberação aduaneira e transporte relacionadas ao comércio exterior.

Suas operações têm como foco aumentar a eficiência da cadeia logística na região da Baixada Santista, composta por uma balança rodoviária automatizada, com capacidade para 100 t; um scanner de grandes dimensões (de 6,5 m de altura) para contêineres cheios; duas empilhadeiras para contêineres cheios; três empilhadeiras de pequeno porte para carga em geral; 11 gates de acesso totalmente informatizados e integrados ao complexo; área de seis mil m2 de armazém lonados e metálicos, e sala exclusiva para Receita Federal e Despachantes com sistema integrado.

O scanner realiza 20 vistorias por hora, ou seja, uma a cada três minutos. A máquina consegue identificar qualquer tipo de produto. Enquanto faz a vistoria, o aparelho se movimenta sobre o caminhão, emitindo ondas de Raio X. A imagem da carga é enviada para um sistema de computador, conectado à rede do Ecopátio, e fica disponível por 30 dias tanto para os clientes quanto para a Receita Federal.

Entre os benefícios oferecidos por meio deste serviço ao cliente, está a segurança, já que o equipamento permite a venda de uma cadeia logística segura, mantendo o controle da carga no percurso do Ecopátio ao terminal portuário onde será descarregada.

A área reservada para a realização destes serviços, ou melhor, Recinto Especial de Despacho Aduaneiro de Exportação, ou simplesmente Redex, como é conhecido no Ecopátio, está distribuído em 15 mil m², resultado de R$ 17 milhões em investimentos.

Economia de tempo

O Ecopátio Cubatão reduz em mais de 50% o tempo de permanência dos caminhões que utilizam o Porto de Santos, passando de 8,5 horas, em média, para 4 horas.

Outra novidade é que, as operações do terminal, que hoje já são monitoradas e funcionam 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, em fu

nção do CCO, contam desde setembro deste ano com um sistema de rastreamento e segurança, também via GPS ou TAG (veja matéria).

Lacre eletrônico monitora
carga por GPS ou TAGPorto de Santos moderniza e aprimora o monitoramento do transporte de contêineres

Os caminhões que chegam ao Ecopátio Cubatão, rumo ao Porto de Santos, agora recebem um lacre eletrônico que acompanha e procede o monitoramento da carga via GPS ou TAG (como o Sem Parar). O novo sistema operacionaliza a liberação da descarga no terminal portuário e, com simplicidade, tecnologia e segurança, torna mais ágil a chegada do contêiner pronto para ser embarcado no navio.
O lacre eletrônico, que representa melhoria logística significativa, possibilitou a complementação do software de monitoramento que já era utilizado no complexo. Com isso, os clientes cadastrados podem optar por fazer o acompanhamento do transporte por meio da troca de dados por sinal via satélite ou radiofrequência.
"O maior benefício que conseguimos garantir, sem dúvida, é a liberação da carga via internet, diretamente do nosso Centro de Controle Operacional (CCO)", informa Jefferson Satyro, gerente comercial do Ecopátio Cubatão.
Dotado de uma estrutura com sistema centralizado, de monitoramento por câmeras e captores de sinais via satélite e rádio, uma vez acoplado o lacre eletrônico ao caminhão cadastrado, a presença do operador de transporte passa a ser dispensada no Porto de Santos. Como haverá a troca de dados constante entre a carga e a empresa, adiantados os processos alfandegários no Ecopátio Cubatão, o caminhão receberá a liberação de trânsito aduaneira simultânea à sua chegada ao porto, diretamente do CCO, podendo seguir diretamente para o navio.

Teste com 48 mil caminhões
Em maio deste ano, o Ecopátio realizou um projeto piloto que constatou a eficiência do lacre eletrônico. "Na confluência da safra de açúcar e soja, o complexo recebeu 48.700 caminhões, com tempo médio de espera de 6h, sem registros de qualquer ponto de congestionamento. No mesmo período do ano passado, sob as mesmas condições, recebemos 39.000 veículos pesados. Ou seja, houve um incremento de caminhões de 23%, mas um ganho de 12% na rotatividade", explica Satyro.
Toda a tecnologia de informação e segurança do Ecopatio Cubatão empregada exclusivamente para a prestação do serviço cumpre os pré-requisitos determinados pela Alfândega e é integrada ao software de gerenciamento e controle de todo o processo de exportação, chamado Siscomex, gerenciado pela Alfândega.

Novo complexo logístico
com 650 mil m2 de área

O Ecopátio Cubatão faz parte de uma estratégia de crescimento e ampliação da atuação do grupo EcoRodovias em atividades relacionadas ao setor de logística e de infraestrutura de transportes, que prevê a expansão nestes segmentos até 2014.
Segundo Jefferson Satyro, nos próximos cinco anos, o principal foco da EcoRodovias será a oferta de serviços logísticos com a construção de terminais de carga em áreas estratégicas, próximas de portos e de grandes centros de consumo. Como o Ecopátio Imigrantes, inaugurado em abril deste ano.
O mais recente complexo do grupo tem 650 mil m² e está localizado no km 28,5 da rodovia dos Imigrantes, a uma distância de 2 km do acesso ao Rodoanel, com 60 mil m² de armazém. A concessionária informa que já tem planos de expansão do local para 2011.

Fonte: Estadão


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