Após a febre dos super SUVs, que atendem a um grupo limitado de consumidores, as montadoras colocam no mercado veículos cujas características vão convergindo entre robustos, confortáveis, econômicos e adaptados à aplicação urbana e aos canteiros de obras. Os diferenciais ficam por conta do design – mais limpo ou mais sofisticado, e dispositivos que ampliam a dirigibilidade, tanto na área urbana ou diante de más condições da estrada. A comemoração dos 50 anos das picapes Ford em 2007, precursora do conceito rural-urbano, comprova a força dessa tendência, que encontra no Brasil as condições ideais para desenvolver-se: grandes dimensões territoriais e vinculação direta entre as áreas urbanas e rurais. Mitsubishi Três novos modelos nacionais, dois novos modelos importados, novos conceitos de marca e de produtos, e bons resultados nas pistas do Brasil e do Mundo. Este foi um grande ano para a Mitsubischi Motors do Brasil, que pela primeira vez faz a atualização de três produtos no decorrer de um período tão curto: Pajero TR4, L200 Outdoor e o sport utility Pajero Sport. O Pajero Sport, além de ser mais um carro cuja produção começa a ser feita no Brasil, é um marco para a engenharia da Mitsubishi no Brasil. O modelo teve todo o desenvolvimento realizado fora do Japão, algo pouco usual para a montadora. A nova versão traz maior robustez e características estéticas apropriadas ao usuário brasileiro. Já o Pajero TR4 está consolidado como um dos SUVs de destaque em seu segmento, graças ao maior valor de revenda alcançado. Dentre os importados, temos o Pajero Full. Dentre as alterações realizadas na Pajero Sport, está a frente equipada com conjunto óptico que incorpora o farol auxiliar e nova grade integrada ao pára-choque. Apto para andar nos mais diversos tipos de terreno, o veículo ganhou suspensões mais rígidas (para evitar o rooling da carroceria sem interferir com o conforto), e maior vão livre do solo. Mas a principal alteração está mesmo na adoção do moderno motor de seis cilindros em V com 24 válvulas, 3,5 litros de capacidade cúbica e 200 cv de potência a 5.000 rpm. O torque é de 31 kgf.m a 3.500 rpm. Um propulsor silencioso, equilibrado e sem vibrações. Com altos valores de torque aparecendo já nas baixas rotações, ele oferece acelerações e retomadas de velocidade mais eficientes e seguras. Está mais ágil no trânsito urbano e mantém com maior tranquilidade a velocidade de cruzeiro nas estradas. Pajero Sport Motor: gasolina 3.5 litros; 4x4 HPECilindrada: 3.497 cm³Cilindros e cabeçote: 6 m V.24 válvulas (SOHC)Potência máxima: 200 @ 5.000Torque máxima: 31.0 @ 3.500 Transmissão: automática de 4 velocidades Nissan A Nissan lançou a série especial Vibe da picape Frontier, além de reeditar a série Serrana, um dos maiores sucessos do modelo. Com forte apelo urbano, foi criada a partir da versão SE 4x2 cabine dupla, apresentando bancos de couro, com costura na cor laranja, e rodas exclusivas de 17”, pneus 275/55 R17. A série também conta com spoiler de teto e adesivo que identifica a versão na coluna entre os vidros. A Serrana é dirigida a um público que valoriza o espírito regional brasileiro, mantendo as mesmas características da série de 2004. Montada sobre versão SE 4x4 cabine dupla, vem com estribo e santo-antonio de alumínio escovado, protetor de caçamba, pára-barro de plástico rígido nas quatro rodas e carpete exclusivo. Nissan Frontier Attack Motor: Sprint turbodiesel, 140 CV a 3500 rpmTorque: 34,7 kgfm a partir das 1700 rpm Transmissão manual de cinco velocidades Hyundai O novo Hyundai Veracruz é o maior sport utility da marca coreana, que também fabrica os utilitários Tucson e Santa Fé. Com design diferenciado, dianteira imponente, tem destaque ainda a grade do radiador e faróis com estilo hight tech. Pode ser equipado com com motor 3.8 litros V6 a gasolina, que gera 264 HP de potência máxima e um 3.0 litros V6 a diesel, que gera 240 hp. Sucesso nos Estados Unidos, o Tucson traz na versão V6 GLS equipamentos como airbag frontais, laterais e de cortina, freios ABS com EBD e ar condicionado digital. A tração permanente 4x4 com bloqueio eletrônico da caixa de transferência é um dos pontos altos do veículo. Apresenta ainda motor de 2.7 litros, 180 cv de potência, torque de 241 Nm a 4000 rpm. Na versão 2.0, possui tração 4x2, com 143 cv de potência e torque de 184, 2 a 4500 rpm. Tucson GLS 2.7Motor: 2,7 litros; 6 cilindros em V; 180 CV a 6.000 rpm, torque 241 Nm @ 4.000 rpm Transmissão: automática de 4 velocidades e H-Matic (permitindo acionamento manual e seqüencialTração: Sistema 4WD automático, com bloqueio eletrônico de caixa de transferência (4WD lock) Suspensão: Dianteira independente tipo MacPherson e traseira independente dual-link com molas helicoidais, amortecedores pressurizados a gás de dupla ação Ford A Ford comemorou oficialmente os 50 anos de produção das picapes Ford no Brasil, que serão completados em 2007, com a Ranger Gold 50, conceito equipado com uma série de itens especiais que, de acordo com a receptividade do público, pode tornar-se em série de produção limitada no ano que vem. Tendo como base a Ranger 3.0 XLT cabine dupla, a picape conta com rodas de liga leve de 16 polegadas, DVD, bancos especiais e pintura em dois, tons, prata e marrom. A Ford traz ainda outros modelos de Ranger: a cabine simples XLS com motor 2.3 L a gasolina, a cabine dupla Limited, como motor Power Stroke 3.0 L Eletronic Diesel, e a Rally, desenvolvida especialmente para esta modalidade esportiva. A família de picapes Ford, que se diferencia dos concorrentes pelas opções nas dimensões compactas, médias e grandes, é representada ainda pela F-250. Maior picape do Brasil, a F-250 ganhou mais um atrativo com a opção 4X4, além da capacidade de carga.Fonte: Estadão