Cenário promissor para energia solar

As energias renováveis responderão por 85% do cenário de energia mundial em 2050. A previsão é do jornalista alemão e autor especialista em renováveis, Franz Alt, que ministrou palestra nesta terça-feira (17/03) durante o Rio 9 – World Climate & Energy Event – Laref, que acontece até o dia 19 no Rio de Janeiro.

Segundo Alt, a energia solar terá a maior participação no cenário energético mundial daqui a quarenta anos, totalizando 40% do panorama. A biomassa, com 30%, e a eólica, com 15%, complementam o quadro participativo das renováveis.

O potencial da energia solar no mundo e a grande atuação da Alemanha no desenvolvimento do mercado de fotovoltaicas foram a tônica do discurso de defesa da energia solar durante o evento. O empresário e pesquisador de energias renováveis, Stefan Krauter, lembrou ainda do potencial pouco explorado do Brasil na geração solar.

Com potencial de aproveitamento da radiação solar superior ao alemão, o mercado de fotovoltaicas no Brasil cresce a 1,5 MW por ano, mil vezes menos que o da Alemanha, que cresce a 1,5 GW/ano. Já o mercado indiano seria 50 vezes maior que o brasileiro.

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *