Cinco benefícios do uso da alta tecnologia na construção civil

O Building Information Modeling (BIM) permite amplo controle e monitoramento de processos durante uma obra

Do projeto ao acabamento de uma obra, o Building Information Modeling (BIM), ou modelagem de dados de construção, já é uma realidade no Brasil. A tecnologia permite integrar todas as áreas envolvidas em um projeto numa única plataforma que reúne informações relativas às etapas produtivas, em um modelo tridimensional. Mas, de acordo com pesquisa conduzida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apenas 9,5% das construtoras brasileiras utilizam o BIM.

“Estamos sempre atentos aos desenvolvimentos de novas tecnologias, e procurando alternativas para aumentar o desempenho construtivo dos nossos empreendimentos. Com a utilização do sistema BIM, ganhamos agilidade nos projetos e na execução de nossas obras. Já realizamos experimentos com drones para levantamentos topográficos, análises de terreno e geração de modelos 3D”, conta o coordenador de projetos do Grupo A.Yoshii, Daniel Petrin. A construtora utiliza a tecnologia há seis anos em obras corporativas, e já está em fase avançada de implantação em seu segmento de empreendimentos residenciais de alto padrão.

Confira cinco benefícios ao utilizar a alta tecnologia na construção civil:

1) Facilita as tomadas de decisões, pois os projetos contêm vasta quantidade de informações. Permite visualizar antecipadamente pontos que seriam definidos apenas durante a obra, o que pode implicar em atrasos e custos extras;

2) Garante a transparência no processo de levantamento de dados quantitativos e de orçamentos;

3) Compatibiliza projetos de áreas distintas e permite o gerenciamento multidisciplinar, o que confere um estudo da melhor estratégia;

4) Permite que o cliente final acesse e tenha o controle do cronograma de trabalho, deixando o proprietário do imóvel ciente de como a obra está sendo realizada;

5) O modelo virtual gerado pelo BIM serve não só como suporte para a tomada de decisão ao longo da obra, mas também para ser utilizado na manutenção e operação durante seu ciclo de vida.

Sobre o Grupo A. Yoshii

Há mais de 50 anos, a A.Yoshii é responsável pela entrega de centenas de imóveis residenciais e comerciais. Com inúmeros canteiros de obras em andamento, possui sólida atuação em Londrina, Maringá e Curitiba – e prepara sua entrada na cidade de Campinas em 2019.

Nos mais variados segmentos privados da economia, o Grupo A.Yoshii construiu mais de 2 milhões de m² do sul ao nordeste do Brasil: construções industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos.

Um dos principais focos da construtora está na construção de edifícios de luxo, que já viraram cartões postais das cidades onde a empresa atua. Pontualidade na entrega, excelente padrão de acabamento, ética e transparências nas negociações são marcas registradas da A.Yoshii.

No rol de atuação do grupo também estão os empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização, realizados pela Yticon Construção e Incorporação. Fundada em Londrina em 2009, a construtora expandiu os negócios em direção a outros municípios no Paraná e interior de São Paulo.

A A.Yoshii também garante a melhor solução de engenharia em obras corporativas. 

Para atender bem a cada segmento, a construtora se coloca na perspectiva do cliente, identificando as necessidades individuais de cada projeto. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *