Cohapar começa mais um empreendimento do PAC

O presidente da Cohapar, Rafael Greca, assinou na terça-feira (21) convênio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção de 46 casas em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). O investimento é de R$ 493 mil, já incluídas as contrapartidas do Estado e município. Mais 46 moradias estão direcionadas para a cidade e já foram contratadas pela Companhia junto ao Ministério das Cidades em análise na Caixa. No total, serão 96 casas, que vão beneficiar 384 pessoas de baixa renda, que moram em área de risco.

Este é o segundo projeto do PAC/FNHIS que começou neste mês, o primeiro foi a assinatura da ordem de serviço de União da Vitória contemplado com 43 moradias. Depois desta assinatura a equipe da Cohapar prepara a licitação para a contratação de empresas que vão edificar as novas casas.

“Mais esta assinatura demostra que estamos cumprindo com nosso compromisso, que é o de resgatar as famílias que mais necessitam de moradias. Este momento só foi concretizado graças à união entre todas as partes envolvidas – Governos Federal, Estadual, Caixa e prefeituras. Precisamos ter o mesmo objetivo, que é o de concluir as obras dos PAC com a maior velocidade possível e isso só será possível se todos caminharem na mesma direção”, enfatizou Rafael Greca.

“Eu fico muito feliz, porque Almirante Tamandaré é uma das menos servidas pela urbanização correta e estamos colaborando com o seu desenvolvimento com a assinatura deste convênio para 46 casas, além de outras 46 que em breve receberão a ordem de serviço para início das obras. É um lugar onde existe muita ocupação irregular e mananciais a serem preservados, como por exemplo o Rio Barigui, próximo ao Parque Ambiental Aníbal Khury, de onde as famílias serão realocadas”, pontuou Greca. Todas as casas serão dotadas de infraestrutura e as famílias serão realocadas para áreas próximas de onde moram.

Para o prefeito de Almirante Tamandaré, Vilson Goinski é fundamental a parceria com a Cohapar. “Com o trabalho que o secretário Rafael Greca desempenha e toda a sua equipe técnica aliada ao Governo Federal vamos dar a essas famílias condições de uma vida digna, com moradias adequadas e seguras. O primeiro grande passo foi dado. Agora vamos realizar a licitação o mais breve possível, com o empenho demonstrado pela Cohapar”, afirmou Goinski.

OBRAS – Além de Almirante Tamandaré e União da Vitória, a Cohapar está com obras em andamento em mais quatro municípios da Região Metropolitana de Curitiba – Campo Magro, Piraquara (Guarituba) , Colombo e Pinhais.

As obras do FNHIS são subsidiadas pelo Governo Federal, através do Ministério das Cidades e Governo Estadual, por meio da Cohapar, para atender, preferencialmente, famílias com renda de até um salário mínimo.

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *