A pouco mais de um mês da reabertura do Mineirão, o Portal 2014 e o Sindicato da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) promovem encontro entre autoridades mineiras, arquitetos e engenheiros sobre os últimos detalhes da construção do estádio projetado pelo escritório BCMF e sua operação, as obras de mobilidade urbana na cidade e a ampliação do aeroporto de Confins.
O evento, que faz parte de uma série de debates que o portal e a entidade vêm realizando pelas sedes da Copa das Confederações, pretende abordar principalmente o modelo que Belo Horizonte adotou para ter, dentre as doze cidades do Mundial, a obra de estádio mais avançada.
Para o diretor de marketing e organizador do evento, Rodrigo Prada, o grande trunfo de Minas Gerais não está apenas na velocidade ou qualidade da obra, e sim em sua operação.
“O Sinaenco detectou, já em 2009, através do relatório Copa 2014: Vitrine ou Vidraça, que, de todas arenas da Copa, aquela que deverá ter um retorno de investimento mais rápido será o estádio do Mineirão”, afirma.
“O projeto foi muito feliz ao criar uma área externa ao estádio para receber grandes eventos, sem utilização do campo de jogo”, ressalta. Prada vai coordenar o painel sobre a construção e o legado do Mineirão.
Outro ponto que também será destacado no seminário é relativo às obras de mobilidade urbana. De acordo com o engenheiro e presidente do Sinaenco-MG, Maurício de Lana, só foi possível atender aos prazos da Fifa porque o Estado iniciou as obras dos BRTs, ou corredores exclusivos de ônibus, antes mesmo da confirmação de Belo Horizonte como uma das sedes da Copa 2014.
O evento acontece no Hotel Mercure, no bairro de Lourdes, no dia 6 de novembro, das 13h30 às 18h. As inscrições são gratuitas, porém limitadas, e poderão ser realizadas por meio deste link.
Fonte: Padrão