Categorias

25 de julho de 2021

Revista O Empreiteiro

Portal de informação sobre Infraestrutura, Construção Industrial e Edificações

Compressores da Atlas Copco garantem até 50% de economia de energia

2 min read

A Atlas Copco, através da sua área de negócios Compressor Technique, apresenta a nova linha de compressores de parafuso rotativo lubrificado GA75-110 VSD+, que promete revolucionar a indústria dos compressores. 

Com um inversor de frequência padrão, um motor compacto e a menor área ocupada graças a tecnologia iPM (Motor de Ímã Permanente), o GA75-110 VSD+ reduz, em média, 50% do consumo de energia na indústria, sem interrupção de operação e com a máxima performance, mesmo nas condições de funcionamento mais severas, informa a marca. 

“Esse lançamento estabelece um novo padrão de qualidade para os próximos anos no mercado, reforçando a posição da Atlas Copco como líder da indústria de ar comprimido. São os compressores de ar do futuro”, acredita o engenheiro de produtos da Compressor Technique, Leonardo Oliveira.

Com a tecnologia de acionamento de velocidade variável VSD+ da Atlas Copco, o equipamento trabalha de acordo com a demanda de ar, ajustando automaticamente a velocidade do motor de acordo com a pressão. Somando-se ao design inovador e a eficiência do motor de Ímã Permanente, o resultado, de acordo com a marca, é uma economia média de 50% na energia elétrica e 37% no custo do ciclo de vida de um compressor. 

Além disso, o módulo eletrônico integrado (MKV Touch) controla a velocidade do motor e o inversor de frequência com maior eficiência, evitando a perda por descarga durante o funcionamento. “Se compararmos os novos compressores com os de velocidade fixa, baseando-se em medições de uma auditoria energética independente, fica claro que o consumo de energia e a necessidade de ar comprimido são menores”, afirma o engenheiro. 

Disponíveis em três potências – 75kW, 90 kW e 110kW, a linha GA VSD+ também dispõe do novo módulo Elektronikon Touch, que conta com ícones e navegação intuitiva e de fácil acesso e programação; algoritmos inteligentes de controle; programação semanal e duas bandas de pressão, além de indicações e avisos inteligentes de alarme, manutenção e status do equipamento.

A tecnologia Saver Cycle do ventilador e secador integrado reduz o consumo de energia ao desligar o ventilador nas aplicações de pouca carga. Com um sensor de temperatura ambiente para monitorar a supressão necessária do ponto de orvalho, o Elektronikon diminui o uso do secador, minimizando a utilização de energia. 

Todas essas funções permitem maior precisão e controle de monitoramento, fazendo com que se minimize desperdícios e, consequentemente, aumentando a eficiência do compressor a longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *