Sem concorrência, o Consórcio 4UM Opportunity foi o vencedor do leilão de concessão que corresponde ao trecho da BR-364 em Rondônia, entre Porto Velho e Vilhena, município situado na divisa com o Mato Grosso. Chamado de Rota Agro Norte, por sua importância para o agronegócio, esse foi o primeiro leilão de uma rodovia federal na região Norte. Os investimentos previstos ultrapassam os R$ 10 bilhões.
O leilão ocorreu na quinta-feira (27/2), na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), com o 4UM Opportunity oferecendo um desconto de 0,05% sobre a tarifa básica de pedágio. Com a vitória, o consórcio irá administrar por 30 anos um trecho de 687 km na BR-364. Conforme o Ministério dos Transportes (MT), a estimativa é que a concessão possa gerar mais de 92 mil empregos.
O trecho concedido compreende pelo menos dez municípios e abrange importantes pontos de Rondônia, desde o entroncamento com a BR-435 até a BR-319, além de acessos estratégicos em Ji-Paraná e Porto Velho. Essa rodovia é um importante corredor logístico, facilitando o escoamento de grãos entre a região Centro-Oeste e os portos do Norte do País.
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o projeto prevê avanços na rodovia, com investimentos ultrapassando R$ 10,2 bilhões. Serão R$ 6,35 bilhões em aportes de longo prazo – incluindo a contratação de obras de duplicação de 108 km e adequação das vias, sendo 191 km de faixas adicionais – e R$ 3,88 bilhões em despesas operacionais.
A Rota Agro Norte é o segundo contrato rodoviário da 4UM (antiga J. Malucelli), que em agosto de 2024 venceu o leilão da BR-381 em Minas Gerais. De acordo com o MT, a porção mineira da BR-381 é uma das estradas federais com o maior registro de acidentes do País, um trecho sinuoso, de pistas simples na maioria do percurso, que contorna os morros do leste de Minas Gerais, cortando o Vale do Aço. Dados da Polícia Rodoviária Federal indicam que, entre 2018 e 2023, houve 3.960 ocorrências de trânsito no trecho, sendo que 420 pessoas perderam a vida na rodovia.
A estrada mineira foi a leilão em 29 de agosto de 2024, tendo como critério a proposta com a menor tarifa de pedágio. A Concessionária Nova 381, como foi batizada a vencedora do leilão, ainda oferecerá pedágio gratuito no primeiro ano e, em seguida, desconto para usuários frequentes e a opção de pagamento automático aos motoristas. O trecho abrange 13 cidades às margens da estrada e outras que dependem indiretamente dela, resultando em um tráfego médio de 24,7 mil veículos ao dia. Construída na década de 1960, a BR-381se inicia em São Mateus (ES) e chega até a cidade de São Paulo, sendo um importante corredor logístico para o escoamento de produtos industriais.
É a primeira vez que a 4UM e o banco Opportunity vencem juntos um leilão de rodovia federal no Brasil. Segundo apurou o Valor, a gestora formou um fundo de investimentos que, além da família Malucelli, tem como cotistas as famílias Salazar, Federmann e Backheuser, donas das construtoras Aterpa, Senpar e Carioca Engenharia, respectivamente. Já o banco Opportunity faz sua estreia no setor, após algumas tentativas de aquisição e de leilões rodoviários. O grupo chegou a concorrer contra a 4UM no leilão da BR-381, sem sucesso. Depois disso, as duas empresas se associaram e participaram em consórcio de outras duas licitações de rodovias federais, da Rota dos Cristais (BR-040 entre Minas Gerais e Goiás) e do Lote 3 do Paraná, mas, nos dois casos, não venceram.
Na avaliação do governo, o fato de apenas um grupo ter entregado proposta para a BR-364 não é um sinal de alerta para as futuras licitações, uma vez que no portfólio federal, o plano é fazer 15 leilões neste ano. Com o leilão da Rota Agro Norte, o governo federal atingiu a marca de 10 leilões rodoviários. O ministro dos Transportes Renan Filho afirmou após o certame da BR-364 que oito companhias diferentes haviam arrematado concessões nos últimos dois anos, somando R$ 123 bilhões em investimentos. “Esse é o maior ciclo de concessões de rodovias federais do Brasil. Enquanto outros países caminham com muita dificuldade para fazer os investimentos, o Brasil aumentou com recursos próprios”, disse o ministro, completando que “a diversificação de participantes demonstra a transparência e maior atratividade das concessões, incluindo novas empresas”.
Renan Filho mostrou otimismo para o próximo certame, que inclui as concessões da BR-040, entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, e da ponte rodoviária binacional do Rio Uruguai, que liga São Borja (RS), no Brasil, e Santo Tomé, na Argentina. “É um trecho com muito movimento, passando pela Baixada Fluminense, por Duque de Caxias e outras cidades, subindo a Serra de Petrópolis. A gente espera concorrência ampla nesse trecho e também na ponte”, frisou.