A Linha 2-Verde, que atualmente liga Vila Madalena a Vila Prudente, já conta com R$ 2,4 bilhões de financiamento para a primeira fase de sua expansão. Esta, por sua vez, corresponde ao trecho de extensão entre as estações Vila Prudente e Penha, permitindo a integração da Linha 2-Verde com a Linha 3-Vermelha, do Metrô, e a Linha 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O anúncio do financiamento foi feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante o lançamento do edital do túnel Santos- Guarujá, na última semana, em Santos (SP).
Com investimentos totais em obras civis de R$ 7,8 bilhões, a operação comercial da extensão da Linha 2 até a Penha está prevista para iniciar em dezembro de 2028, quando se espera um aumento na demanda de 320 mil passageiros por dia útil. Neste projeto, que já se encontra em plena execução, serão construídos 8,3 km de vias e 8 novas estações, além de uma base de manutenção e estacionamento.
Além da primeira fase da expansão, o Metrô-SP conta com outro financiamento do BNDES no âmbito do PAC, de R$ 3,6 bilhões. Contratado em novembro do ano passado, o crédito é destinado à aquisição de 44 trens, ao custo total de R$ 4 bilhões. São 22 composições para operação da Linha 2 e outras 22 para as demais linhas impactadas pela obra.
Segundo o Metrô-SP, após a sua implantação total, a expansão deverá encurtar o tempo médio de viagem de Vila Prudente à Penha em 35%. O tempo médio de espera para embarque na Linha 2-Verde tem redução estimada em 22%. Já nasestações Sé, Brás e Luz, a expectativa é que as transferências sejam poupadas em 120 mil passageiros por dia.
A obra deverá aumentar em 30% os pontos comerciais nas dependências da Linha 2-Verde, reduzir a ocupação de passageiros por metro quadrado na Linha 3- vermelha em 38% e evitar a emissão de 41,6 mil toneladas de CO2 -equivalente por ano.
“Além de financiar a expansão da Linha 2 e a aquisição de novas composições, estamos apoiando o Estado de São Paulo com R$ 6,4 bilhões em aportes na PPP da primeira etapa do Trem Intercidades, dos quais R$ 3,2 bilhões já estão contratados, e financiando a capital paulista com R$ 2,5 bilhões para aquisição de 1,3 mil ônibus elétricos”, acrescentou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.