O Lote Piracicaba-Panorama (Pipa), no Estado de São Paulo, a maior concessão de rodovias já feita no Brasil, com 1.273 km, foi conquistado nesta quarta (8/1) pelo Consórcio Infraestrutura Brasil (Pátria e o Fundo Soberano de Cingapura) .
A oferta do consórcio vencedor teve ágio de 7.209% sobre a outorga mínima, no valor de R$ 1,1 bilhão. O leilão foi feito pelo Governo do Estado de São Paulo.
A concessão de 30 anos prevê investimentos que somam R$ 14 bilhões para a infraestrutura rodoviária que atravessa São Paulo desde a região de Campinas até o extremo oeste do Estado, na divisa com o Mato Grosso do Sul. Cerca de R$ 1,5 bilhão serão aportados já nos dois primeiros anos da concessão.
A Ecorodovias participou do certame, mas ofereceu metade do valor de outorga em relação ao consórcio vencedor. Arteris e CCR não participaram da disputa.
A assinatura de contrato e início de operação estão previstos ainda para o primeiro semestre de 2020.
O lote Piracicaba-Panorama é composto pela malha de 218 km, atualmente operada pela concessionária Centrovias, do Grupo Arteris, além de 1.055 km operados pelo DER-SP.
Receberão investimentos trechos das rodovias SP-304, SP-308, SP-191, SP-197, SP-310, SP-225, SP-261, SP-293, SP-331, SP-294, SP-284 e SP-425, sendo 62 municípios cortados por essa malha.
Entre as intervenções previstas estão 600 quilômetros de duplicações e novas pistas (contornos urbanos). Também haverá faixas adicionais e vias marginais, entre outras obras. Serão implantados, ainda, acostamentos, novos acessos e retornos, recuperação de pavimento, passarelas e ciclovias.
O projeto estabelece que a cada quatro anos sejam realizadas revisões que possam adequar novos investimentos nas pistas. Assim, poderão ser antecipados ou feitos novos investimentos, como duplicações e faixas adicionais de acordo com a avaliação de novas demandas.