Construmetal abre espaço para a construção metálica

Organizado pela Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem), o Construmetal 2012 reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros em construção metálica e abordou as novas tecnologias utilizadas pelo setor, tendências de mercado e sustentabilidade.

Foram mais de dez palestras, com abertura feita pelo economista Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda, e quatro delas com especialistas internacionais e mais de 30 contribuições técnicas. Diversas foram as apresentações de destaque durante o Construmetal 2012, realizado entre os dias 14 e 16 de agosto, em São Paulo.
No primeiro dia, a do “Museu do Amanhã”, com o engenheiro Jack Antoni Camelq, da Fundação Roberto Marinho, a do engenheiro Cláudio L. Pires da Lanik que abordou “Sistemas de coberturas para grandes vãos”, e a do projeto do superporto de Açu com o palestrante Rodrigo Falco da LLX. O segundo dia do Construmetal contou com duas apresentações internacionais. “Pontes em aço”, com o engenheiro italiano Mário de Miranda, especialista na área; “Estruturas mistas e híbridas”, ministrada pelo professor e engenheiro espanhol Hugo Corres Peiretti;
O último dia do encontro foi marcado por duas apresentações internacionais. Uma delas foi ministrada pelo arquiteto e professor espanhol Josep Miàs, que abordou as diferentes geometrias de aço e a do engenheiro alemão Knut Stockhusen, especialista na construção de estádios. Entre as nacionais, uma sobre edifícios corporativos em aço com o engenheiro Carlos Valério Amorim, da Codeme e duas mesas redondas. Uma com os renomados arquitetos Heloisa Pomaro, Célio Firmo e Roberto Inaba e outra sobre sustentabilidade em projetos de arquitetura com a Andrade Morettin Arquitetos e a FGMF Arquitetos, mediada pela arquiteta Silvia Scalzo da Arcelor Mital.
Paralelamente às apresentações, houve uma mostra de bens, produtos e serviços com 42 empresas de grande, médio e pequeno porte de diversas localidades do Brasil e, também, de outros países.

No evento também aconteceu a entrega do Prêmio ABCEM. A premiação teve como vencedores a JBMC Arquitetura & Urbanismo nas categorias Edificações e na de Obras Especiais e o FGMF Arquitetos em obras de Pequeno Porte.

Durante o Congresso realizou-se o curso “Projeto Passo-a-Passo de Edifício Industrial em Estrutura de Aço”, ministrado pelo professor, Dr. Sc. Zacarias Martin Chamberlain Pravia da Universidade Federal de Passo Fundo com a participação de 85 arquitetos e engenheiros.

Fonte: Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *