Copa na África vai custar o dobro do previsto

Compartilhe esse conteúdo

30 bilhões de rands. O equivalente a 2,6 bilhões de euros no câmbio de hoje.

Esse é o custo até agora dos 10 estádios da Copa da África – construção, reformas e infraestrutura -, segundo Danny Jordan, executivo da Fifa e do comitê organizador da Copa do Mundo de futebol de 2010. Vale lembrar que cinco estádios estão sendo construídos e outros cinco completamente reformados.

Em 2006, Trevor Manuel, então Ministro das Finanças, chegou a declarar que 5 bilhões de rands (430 milhões de euros) seriam suficientes para cobrir os gastos com infraestrutura.

Ainda em 2006, em outra estimativa, já mais realista, o valor chegou a 8,4 bilhões de rands (730 milhões de euros) e depois, no mesmo ano, foi para 15 bilhões de rands (1,3 milhão de euro).

Para explicar esse aumento de 100%, o porta-voz do comitê, Rich Mikhondo, disse que os gastos aumentaram devido aos diversos serviços básicos de infraestrutura que estão sendo realizados no entorno das arenas, como saneamento básico, TI, segurança e transporte público.

buy albuterol online http://www.nicaweb.com/images/photoalbum/photo/albuterol.html no prescription

Ele ressaltou a importância dessas obras para o futuro do país e garantiu que o orçamento não vai mais passar dos 30 bilhões de rands.

O governo federal se defende, dizendo que não arcou com o total desse valor, que teria sido financiado também pelos governos locais – a menor parte do investimento seria da iniciativa privada.

buy symbicort inhaler online https://www.delineation.ca/wp-content/uploads/2022/08/png/symbicort-inhaler.html no prescription pharmacy



No começo do ano, Trevor Manuel fez uma revisão no orçamento e disse que o governo federal gastaria um milhão de euros nos estádios, 175 milhões de euros em tecnologia da informação, 113 milhões de euros em segurança, 46 milhões de euros na conversão do sinal de televisão analógico para o digital, 62 milhões de euros em obras emergenciais para a Copa das Confederações.

Só para lembrar: aqui serão 12 estádios, a maioria das cidades também não tem infraestrutura mínima necessária para receber um evento desse porte.

vamos ficar atentos para que essa grande oportunidade não se transforme num escândalo histórico na mão de oportunistas.

Fonte: Estadão


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário