As vendas no varejo de material de construção cresceram 3% no mês de outubro. O desempenho é similar ao registrado no mesmo período do ano passado. Os dados são da pesquisa mensal da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção).
“Com os resultados apresentados no mês, o setor continua com queda de 7% no acumulado do ano e de 8% no acumulado dos últimos 12 meses. Comparando os últimos seis meses com o mesmo período do ano passado, o setor apresenta um desempenho ligeiramente melhor, com crescimento de 2%, o que nos indica que as vendas definitivamente pararam de cair”, explica Cláudio Conz, presidente da Anamaco.
Se essa tendência se confirmar, o setor deve fechar o ano de 2016 com queda de 8% sobre 2015, quando teve um faturamento de R$ 115 bilhões. “Se analisarmos o comportamento do varejo de material de construção nos últimos seis meses, podemos prever uma recuperação das vendas em 2017 da ordem de 3%”, explica Cláudio.
Dentre as categorias pesquisadas, tintas, que possui um comportamento sazonal, foi a que obteve melhor resultado, com crescimento de 9%. Já revestimentos cerâmicos e louças sanitárias cresceram 2% cada, enquanto telhas de fibrocimento tiveram retração de 3%.
Fonte: Redação OE
Leia mais notícias sobre material de construção:
Venda de material de construção cai 6,6% em 2014
Material de construção sobe 2% em outubro